sábado, 4 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Burundi chamou, segunda-feira em Nova York,  as partes envolvidas no conflito do saara, perante á Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas para engaja-se numa solução política baseada sobre o realismo e o espírito de compromisso, a fim de contribuir para a estabilidade e a segurança no Sahel e Saara. Em seu discurso diante da Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas, o Representante Permanente do Burundi junto às Nações Unidas, Albert Shinjiro, convidou as partes ás "negociações" sob os auspícios do Secretário-Geral das Nações Unidas e a apoiar uma "solução política negociada aceitável para as partes com base no realismo político e no espírito de compromisso.'

O diplomata sublinhou ainda que a solução deveria ser "de acordo com os requisitos da Resolução 2351 do Conselho de Segurança", aprovada em abril passado, na qual reafirma que a solução política para este conflito passa pelo fortalecimento da cooperação entre os países do Magrebe. O que "contribuirá para a estabilidade e a segurança no Sahel.
".
A este respeito, o Sr. Chingiro advertiu sobre "a crescente instabilidade e insegurança no Sahel e nas regioes ao redor", enfatizando que esta situação "exige uma rápida solução dessa disputa de longa data, especialmente porque a sua continuação prejudica a integração do Magrebe, o que é urgente, mais do que qualquer outro momento passado.
 ".
O Burundi enfatizou por fim a "necessidade" de abordar o conflito do Saara como parte de uma "estratégia regional", chamando para  considerar a dimensão regional em qualquer abordagem destinada a encontrar uma solução política mutuamente aceitável para esta questão do Saara.

Bem como ele também disse que o seu país apoia "os principais critérios do Conselho de Segurança contidas na Resolução 1754 (2007) e na Resolução nº 2351 (2017)", as quais "reforçam o plano de paz e permitem que o novo enviado especial da ONU para o Sara possa desempenhar bem suas tarefas pelas quais ele foi designado ".

Noticias sobre o Saara Ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados