segunda-feira, 6 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A iniciativa marroquina de autonomia "está em consonância com o princípio da autodeterminação em termos do respeito das aspirações do povo sarauí "

A Gâmbia declarou, segunda-feira, 09 de outubro, frente à Quarta Comissão da Assembléia Geral da ONU, o apoia pleno à iniciativa de autonomia de Marrocos, apresentada e que "leva em consideração as aspirações da população sarauí.

Durante a sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, a representante da Gâmbia declarou que o país "saúda e apoia plenamente a iniciativa marroquina de autogoverno ... que constitui um roteiro real e credível para resolver esse conflito
".
Ela ressaltou que a iniciativa marroquina "está em consonância com o princípio da autodeterminação em termos do respeito às aspirações da população do Saara marroquino", enfatizando que a autonomia é uma "solução realista, " confiável e capaz de garantir a segurança e a estabilidade da região do Magrebe

A diplomacia gambiana também expressou a grande admiração pelas considerações positivas que o país tomou, em particular, para garantir a continuidade do processo político com foco para encontrar uma solução duradoura da disputa sobre o Saara marroquino.

Ela acrescentou que a Gâmbia continua sendo  convencida que o problema do Saara é "um problema puramente político e só poderia ser resolvido através do diálogo político e promover a compreensão e a cooperação entre as partes envolvidas.
".
Ela também sublinhou que o contínuo do espírito de compromisso e de harmonia, demonstrados pelo Reino de Marrocos constitui um " indicador claro de seu apego às negociações internacionais e expresso por uma vontade global de encontrar uma solução duradoura para este conflito".
A representante da Gambia também destacou os progressos substanciais de Marrocos,  graças ao  seu compromisso em matéria de direitos humanos no Saara, o que foi contribuído com o Governo marroquino para criar um ambiente integrado aos sarauis para participar nas eleições de modo democrático aos níveis nacional, regional e municipal
.
"A visão do governo marroquino de longo prazo em prol da paz e do desenvolvimento na região do Saara, através do investimento de cerca de US $ 7,7 bilhões no quadro do novo modelo de desenvolvimento das províncias do sul, isso contribuirá significativamente para a consolidação da paz e criar oportunidades de crescimento econômico e de empregos para o povo da região." .

A diplomacia gambiana, por outro lado, anotou que a situação humanitária dos habitantes dos campos de Tindouf continua sendo uma fonte de "grande preocupação para a delegação gambiana, considerando isso como um catalisador para o lançamento de ações de emergência, tendo em vista garantir o respeito do direito internacional e humanitário.
".
Reiterando por fim o "forte compromisso da Gâmbia com uma solução urgente da questão do Saara marroquino", convidando todas as partes interessadas para apoiar a iniciativa de autonomia marroquina que visa o estabelecimento da paz e da segurança na região.

- Notícias sobre o Saara Ocidental / Corcas -

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados