sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O facto "não se trata de negociação nem negociações, mas de um contacto para discutir sobre os desdobramentos do dossiê do Saara marroquino".

O Ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Nasser Bourita tem sublinhado, tarde de terça-feira, em Lisboa, que as discussões bilaterais com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara marroquino, Horst Köhler, foram  "ricas" e "produtivas". 

O Ministro explicou na margem deste encontro que"em geral, as discussões ocorreram em uma atmosfera de confiança e as discussões foram ricas e produtivas, cuja atmosfera era séria e de respeito mútuo", sublinhou Boureita à imprensa, acrescentando que a delegação marroquina participou a uma "reunião bilateral" com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Saara marroquino.

O ministro insistiu que o facto nao trata de negociação nem de negocições, mas de tomado de contacto para  "a discussão,  permitindo  à delegação marroquina tratar deste conflito regional e as considerações políticas, legais e geoestratégicas que levaram ao seu desenvolvimento durante a década de 1970", ressaltou ainda Bourrita.

A reunião, acrescentou o Ministro, foi uma ocasião para os membros da delegação marroquina apresentar todos os esforços do Reino de Marrocos para executar o modelo de desenvolvimento e suas estruturas relativas a este modelo do regionalismo avançado.

Bem como estas discussões permitiram a delegação marroquina apresentar em detalhes a iniciativa de autonomia, bem como o contexto de sua preparação, seu conteúdo rico e suas bases jurídicas ortes e sólidas.

De acordo com Borita, a reunião também foi uma ocasião para discutir do Magrebe Árabe, e o custo de não o Magrebe Árabe e os motivos da paralização da construção do Magrebe. O ministro também sublinhou que a delegação marroquina participou desta reunião tendo em vista os constantes do discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, 6 de novembro passado, durante o qual Sua Majestade definiu os quatro constantes para continuar este processo.

"Em primeiro lugar, a solução deve tomar conta do princípio da soberania, da integridade territorial e do patriotismo do Reino". Em segundo lugar,  o processo deve ter a participação de todas as partes envolvidas neste conflito, como a verdadeira parte que iniciou a fabricação deste conflito regional. Em terceiro lugar, este dossié deve estar sob a supervisão exclusiva de Nações Unidas, sem interferência de qualquer outro órgão regional ou internacional. Em quarto lugar, o dossié deve centrar principalmente sobre as questões políticas, longe de qualquer problema paralelo que se inclui sempre nas discussões para desviar dos principais objetivos desta questão.

A delegação marroquina, liderada pelo Sr. Bourita, incluiu também o Sr. Omar Hilal, Representante Permanente do Reino de Marrocos junto ás Nações Unidas, Sidi Hamdi Ould Errachid, Presidente de região Laayoune - Sakia Al Hamra, Ynja Khattat, Presidente do Vale de Dakhla e Ouad Dahab.

O Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional marroquino confirmou em comunicado que a participação da delegação marroquina nesta reunião bilateral, que vem a convite do Enviado Pessoal, enquadra-se na cooperação permanente do Marrocos com as Nações Unidas para chegar a uma solução política definitiva da disputa regional sobre o Saara marroquino.

- Notícias sobre Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados