sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Briefing dos membros do Conselho de Segurança, pelo Enviado Pessoal do secretário Geral da ONU para o Saara, Horst Kohler, chamou para o esclarecimento sobre a importancia da questão do Saara marroquino, e refuta todas as alegações dos inimigos da questão do Saara marroquino, sublinhou o Ministro Mustapha El Khalfi, Ministro Delegado para as Relações com o Parlamento e a Sociedade Civil e porta-voz do governo. A declaração da Presidência do Conselho de Segurança,  publicada na margem do briefing, reiterou a posição da ONU sobre a situação no Guergarat e a necessidade de manter o status quo, anotou Sr El Khalfi durante uma coletiva de imprensa após o Conselho do Governo, realizado, quinta-feira sob a presidência do Chefe do Governo, Sr. Saad Eddine El Othmani.

Esta declaração vem em resposta às provocações e à violação do acordo de cessar-fogo pela Frente Polisário, precisou o porta-voz do governo.

El Khalfi sublinhou que "não há solução para a questão do Saara fora da soberania marroquina e da iniciativa da autonomia", esclarecendo ainda que a questão do Saara marroquino é de domínio exclusivo das Nações Unidas e que o Marrocos rejeita quaisquer discussões paralelas susceptíveis de desviar o processo dessas constantes.

Lembrando, neste contexto, que a reunião em Lisboa entre a delegação marroquina e Sr. Kohler foi realizada como parte da posição nacional fundamental como delineado no discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, por ocasião da comemoração do 42º aniversário da Marcha Verde, 6 de novembro de 2017.

Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados