sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Os Conselhos das regiões do Saara marroquino, seus eleitos, Chioukhis e sábios bem como os habilidades e competéncias civis e econômicos dessas regiões denunciaram fortemente as recentes provocações da Frente Polisário na zona tampão, o que viola as decisões de Conselho de Segurança.


Os conselhos reafirmam sua mobilização em prol da defesa da integridade territorial do Reino.

Os comunicados foram publicados nesse sentido, aqui seguem os textos:

O Conselho da região de Laayoune: Não á falta de firmeza diante dos ataques dos adversários da integridade do Marrocos e das resoluções da ONU


O Conselho regional de Laayoune Sakia El Hamra denunciou segunda-feira em um comunicado as ações dos inimigos da integridade territorial do Marrocos na zona tampão, considerando essas ações como uma grave violação do direito internacional, perpetrado por elementos da Polisário.

O Conselho denunciou estas ações, que são uma violação do cessar-fogo e uma ameaça à paz e a segurança regional.

Todos os componentes do Conselho exprimiram a forte insatisfação em relação á maneira pela qual as Nações Unidas gerem este comportamento irresponsável e a falta de firmeza para uma acção para levar os adversários da integridade territorial de Marrocos a respeitar às convenções adotadas pela ONU.

A declaração também lembra o apoio à posição oficial do Reino, sobre a integridade territorial considerada como uma questão de existência e não apenas como um problema de fronteira.

O Conselho Regional de Dakhla-Oued Eddahab: Somos contra tentativas de alterar dados de campo na zona tampão



O conselho da região de Dakhla Oued Ed-Dahab reiterou o seu total mobilização para enfrentar as manobras e as intrigas perigosas contra Marrocos que visam prejudicar a integridade territorial do Reino e sua estabilidade.

Em um comunicado, o Conselho salientou que "os diferentes órgãos da região e toda a população, notadamente as autoridades eleitas, os Chioukhs, os sábios e notáveis, bem como a sociedade civil e os agentes económicos na região reiteraram o compromisso da adesão, constante mobilização por trás da Sua Majestade o Rei Mohammed VI em prol da defesa da integridade territorial e da unidade do Reino e para a preservação da segurança e da estabilidade regional".

O Conselho Regional tem, neste sentido, denunciado as ações provocativas da Polisário, anotando que essas manobras constituem uma flagrante violação das resoluções do Conselho de Segurança que consistem na necessidade de manter o status da zona tampão tanto quanto como era antes.

Do mesmo, ele tem declarado a sua total rejeição das tentativas separatista que visam alterar ou mudar as posições na zona tampão, tendo em conta as provocações, susceptíveis de minar o processo de regulamento deste conflito artificial e prejudicar os esforços engajados sentido pelo representante pessoal do Secretário Geral da ONU, Horst Köhler.

-Actualidade sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados