sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A responsabilidade da Argélia no conflito em torno do Saara marroquino é confirmada pelos factos históricos, dados e posições ao longo de mais de 40 anos do "conflito artificial", sublinhou quinta-feira em Rabat, o ministro responsável pela Relações com o parlamento e sociedade civil, Porta-voz do governo, Mustapha El Khalfi. A Argélia é responsável pela criação da frente separatista, deste conflito artificial e de seu desenvolvimento, do armamento e do financiamento, bem como da acomodação desta entidade, pretendendo criar uma república de marionetes na Organização da unidade africana,


esclareceu o Sr. El Khalfi, ao responder a perguntas, durante uma conferência de imprensa no final do conselho de governo, sobre a presença de elementos do "Polisario" a bordo do avião argelino, acidentado no perímetro da base aérea de Boufarik.

 Ele também deplorou a mobilização diplomática da Argélia nos fóruns internacionais e no seio das Nações Unidas - no Conselho de Direitos Humanos e na quarta comissão – visando a minar a integridade territorial e nacional do país, anotando que as actas das Nações Unidas corroboram essas realidades.

 

El Khalfi também lembrou que, em 2002, o Secretário-Geral da ONU revelou a satisfação da Argélia em relação ao projeto de repartição proposta na época.

 

Esta posição é completamente contraditória com as alegações de defender o direito de autodeterminação, desvendando uma intenção de dividir o Reino, sublinhou ele, acrescentando que o povo marroquino, sob a liderança do Rei Mohammed VI, tinha enfrentado este projeto com firmeza.

 

A Argélia estava por trás do confronto do enviado pessoal do ex-secretário-geral da ONU, Peter van Walsum, exprimindo claramente a impossibilidade de criar um Estado e insistiu na necessidade de encontrar uma solução realista para esse conflito factício.

 

-Actualidade sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados