sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

As provocações de Polisario na zona de tampão enfraquecem os esforços da ONU para chegar a uma solução justa e realista para a questão do Saara marroquino, sublinhou o jornal eletrônico polonês "Polskie media". Em um artigo intitulado "As repetidas provocações da Frente Polisario na zona tampão", o jornal escreve que "em um momento em que o Conselho de Segurança chama pela retomada do processo de paz, a fim de alcançar uma solução realista, pragmática e sustentável". Para a disputa regional sobre o Saara marroquino, enquanto outras partes no conflito estão agindo de forma provocadora para minar os esforços das Nações Unidas ".


 

"O Marrocos lamentou as tentativas da Polisario que visam provocar o conflito com a bênção e a cumplicidade de um membro vizinho da UMA, que abriga uma entidade ameaçando a segurança regional", acrescentou o jornal. , anotando que "em vez de respeitar os princípios de boa vizinhança e de trabalhar para a estabilidade regional, o país vizinho de Marrocos continua a encorajar a Polisario na sua acção desestabilizadora que afecta toda a região" .

O jornal indica que "o Marrocos solicitou formalmente aos órgãos relevantes da ONU que iniciem uma investigação internacional para esclarecer a situação nos campos de Tindouf, administrados pela Polisário no sul da Argélia, onde as populações saarauis são sequestradas e a ajuda humanitária fornecida pela comunidade internacional desviada e vendida nos mercados do país de acolhimento.

O jornal  acrescenta que o Marrocos reiterou a sua determinação em defender a sua integridade territorial e a unidade nacional em todo o seu território, incluindo as suas províncias do sul, chamando às Nações Unidas, e mais especificamente a MlNURSO, para enquetar sobre as repetidas incursões de Polisario na zona tampão, o que ameaça o acordo de cessar-fogo.

O jornal sublinhou que a informação amplamente retransmitida pela mídia, desvenda o envolvimento do Hezbollah no treinamento militar das milícias da Polisario, o que coloca a Argélia e seu protegido o Polisario em constrangimento e leva este  último a ter recurso para as acções irresponsáveis.

-Actualidade sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados