sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Os parlamentares eleitos da região de Laayoune Sakia El Hamra renovaram, Quinta-feira, durante um encontro com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Horst Koehler, seus compromissos perante à proposta marroquina de autonomia, considerada realista e séria,  2007, que inicou as negociações, através do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saarianos, considerando-a pelo reino e pelo povo como a única solução  definitiva para o conflito do saara marroquino.



Pela ocasião, o Presidente da Região de Laayoune Sakia Al Hamra,  Hamdi Ould-Errachid declarou: "como representantes legítimos do povo da Região, renovarmos  eleitos parlamentares da Região, bem como todas suas categorias políticas o apoio à iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos, para acabar com a disputa artificial de forma definitiva do conflito do Saara marroquino."

Declarou pela ocasião que a comunidade internacional apoiava plenamente e sinceramente a iniciativa de autogoverno, que o Conselho de Segurança descreveu como séria e confiável.

Um outro grupo de parlamentares eleitos da região, durante a reunião, que contou com a presença do Embaixador e Representante Permanente de Marrocos, Sr. Omar Hilal junto ás  Nações Unidas destacou a importância da iniciativa de autonomia, destando o apego e a persistência do povo de região  a est iniciativa, que apresenta uma solução viável e realista para este  conflito que durou mais de quatro decadas.

Nesta ocasião, o Sr. Ould-Errachid apresentou uma visão geral do novo modelo de desenvolvimento para as províncias do sul, lançado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI em Laayoune, cujo envolope é 77 bilhões de dirhams.

Indicou neste contexto que este modelo de desenvolvimento que se baseou sobre a infra-estrutura, a educação, a saúde, o ensino superior, bem como o desenvolvimento de energias renováveis, bem como valorizar o trabalho do património e da cultura Al_husania.

O foco dos esforços de desenvolvimento da região foi discutido na margem da reunião com o Sr. Koehler e o governador da província de Laayoune, Yahdih Bouchaib, e com a participação dos presidentes das instituições estrangeiras.

Horst Koehler, atualmente visitando o Marrocos em sua segunda turnê regional, chegou na manhã de quinta-feira, 28 de junho de 2018, a Laayoune.

Esta viagem regional vem após a adopção da resolução 2414 de 27 de abril de 2018 e pela qual ele renova diante do Conselho de Segurança das Nações Unidas a superioridade da iniciativa marroquina de autonomia, considerano o realismo e o espírito de promessa necessários para progressar no sentido de uma solução política realista, prática e duradoura para a disputa regional sobre o Saara marroquino.  Bem como a resolução também renovou explicitamente o apelo para os países vizinhos, sobretudo a Argélia, para "dar uma importante contribuição no processo e se comprometer-mais a progredir em direção de uma solução política".

Lembre-se pela ocasião de encontro na Lisboa março 2018 com o enviado pessoal, a delegação marroquina renovou o compromisso e apresentou a posição marroquina como tem sido enfatizado no discurso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, na ocasião do 42º aniversário da Marcha Verde, 6 de Novembro de 2017:

- Nenhuma solução para a questão do Sara fora da soberania de Marrocos sobre o seu Saara, e da iniciativa de autonomia, considerada pela omunidade internacional como séria e credível. 

- Aproveitando as lições aprendidas de experiências anteriores, o problema não pode ser encontrar uma solução, mas o processo que a leva. Porque acabe a  todas as partes que iniciaram este conflito assumir a total responsabilidade perante uma solução definitiva.

- Respeitar totalmente os termos de referência adotados pelo Conselho de Segurança da ONU para lidar com este intratável conflito regional, considerando-o como o único organismo internacional encarregado para  patrocinar o processo de acordo.

- Rejeição categórica de qualquer desvio ou tentativa de tocar os direitos legítimos de Marrocos, os interesses supremos, ou por quaisquer propostas ultrapassadas, o do desvio do curso da resolução, das referências legais, ou ainda envolver em outros assuntos tratados ou decididos pelas instituições competentes.

Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados