sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Os eleitos, sábios e notáveis das tribos sarauís, na região de Dakhla Oued Ed-Dahab reafirmaram, sábado na margem de uma reunião em Dakhla com o enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Saara Horst Köhler que a iniciativa de autonomia constitui a única solução para a resolução do conflito artificial em torno do Saara marroquino. Durante o encontro, na presença do Embaixador, Representante Permanente de Marrocos junto ás Nações Unidas, Omar Hilal, e diante dos diferentes intervnientes colocaram em frente o caráter sério e realista do plano de autonomia marroquino, o qual goza de um apoio generalizado por parte da comunidade internacional, exortando o Sr. Köhler a apoiar esta iniciativa que garante a dignidade, a liberdade e os direitos da população local.

 



Os intervenientes também destacaram o bom avanço das províncias do sul, resultado de uma forte dinâmica de desenvolvimento reforçada pelo lançamento pelo rei Mohammed VI, novembro de 2015, de um novo modelo de desenvolvimento para as províncias do Sul pela ocasião do 40º aniversário da gloriosa Marcha Verde.

 Nesta ocasião, o presidente da região de Dakhla Oued Ed-Dahab, Ynja Al Khattat destacou o papel dos projetos de desenvolvimento e a implementação na região das províncias do sul o modelo de desenvolvimento das provincias, pelas quais um budgete destinado de cerca de US $ 77 bilhões, dos quais 18 bilhões foram para a realização de uma série de projetos na região de Dakhla.

 Ressaltando, neste sentido, que a região de Dakhla registrou um avanço qualitativo em desenvolvimento desde o seu regresso à pátria, anotando que este desenvolvimento dinâmico se consolidou graças ao novo modelo de desenvolvimento para a região.

 O Sr. Al Khattat, por outro lado, destacou o clima de estabilidade e tranquilidade que prevalece na região, tendo em vista os esforços engajados para alcançar um desenvolvimento abrangente e sustentável nessas províncias.

 Os esforços de desenvolvimento da região também têm sido o foco de uma reunião entre Köhler e o Wali da região de Oued Ed-Dahab Dakhla, Lamine Benomar, na presença de chefes de serviços externos.

 Na margem destas consultas com os eleitos, Sr. Köhler e sua delegação teram também visitado Dakhla WestPoint Ecolodge e o Foum Labouir, considerando hoje o estabelecimentos o mais avançado em termos de desenvolvimento ambiental e sustentável na região.

 No pé do Oceano Atlântico, Dakhla Westpoint Ecolodge é considerado como o site que acolhe a cada ano o championato  mundial de Kite Surf.

 Esta vista a Marrocos, no âmbito da sua segunda turné regional, incluindo a Argélia e a Mauritânia, sendo que Kohler esteve sábado de manhã em Dakhla depois as cidades de Laayoune e Smara.

 Este turné regional de Sr Köhler veio depois da adopção da Resolução 2414 de 27 de Abril de 2018, pela qual o Conselho de Segurança das Nações Unidas reafirmou a primazia da iniciativa marroquina de autonomia, considerando o realismo e espírito de compromisso  essenciais para avançar no sentido de uma solução política, realista, pragmática contra a disputa regional do Saara marroquino, chamando ainda os países vizinhos, no caso a Argélia, "para fazer uma contribuição significativa e comprometer-se mais a progredir no sentido de uma solução política ".

 Lembrando que durante a reunião em Lisboa, Março de 2018, o enviado pessoal, diante de uma delegação marroquina reiterou os fundamentos da posição marroquina com base  no discurso do rei pela ocasião da comemoração do 42 aniversário da Marcha Verde, 6 de novembro de 2017:

- Nenhum regulamento do assunto do Saara é possível fora do respeito da soberania de Marrocos sobre o seu Saara, e fora da Iniciativa de Autonomia, que a comunidade internacional reconheceu como séria e credível.

 - As experiências do passado permitem uma reflexão sobre a evidéncia: o problema não é tanto para encontrar uma solução para esta questão, mas para chegar a definir o processo e poder alcançá-lo. Cabe, portanto, às partes deste conflito artificial assumir a total responsabilidade para a busca de um acordo definitivo.

 - O Pleno respeito dos princípios fundamentais, adotados pelo Conselho de Segurança para o tratamento deste conflito artificial regional, cujo  órgão da ONU, de fato, único órgão internacional responsável para supervisionar este processo de regulamento;

 - A Recusa categórica de qualquer tentativa que visa a minar ou instrumentalizar os direitos legítimos de Marrocos e os interesses superiores, diante de qualquer proposta obsoleta destinada a excluir o plano de regulamento e a questão apropriada do plano de autonomia, instituído pelas instituições competentes.

 -Actualidade sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados