sábado, 27 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Comissão Parlamentar Mista UE-Marrocos (CPM), lado marroquino, congratula-se pelo voto, quinta-feira durante a sessão plenária no Parlamento Europeu em Estrasburgo, relativo a uma emenda hostil ao Marrocos, sublinhando que a rejeição desta emenda reflecte uma decisão de Consciência dos eurodeputados das manobras fomentadas pelos inimigos da integridade territorial de Marrocos.

 


A emenda do projecto de recomendação do Parlamento Europeu junto ao Conselho na 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo em vista o mandato de Minurso e o pedido de aplicação dos acórdãos do Tribunal de Justiça Europeia relativo as Convenções marroquinas, o que foi rejeitado pela maioria absoluta na votação final no plenário, congratula-se a CPM Marrocos-UE em um comunicado.

 "A rejeição desta emenda hostil a Marrocos, resultado de esforços contínuos e incansáveis ​​da diplomacia parlamentar e oficial do Reino, o que demonstra mais uma vez a primazia do processo da ONU na resolução do conflito artificial sobre o Saara marroquino, e diante de "uma consciência dos deputados diante de todas as manobras dirigidas pelos inimigos da integridade territorial de Marrocos", indicou a mesma fonte.

 "Esta rejeição também reflete a dedicação em prol da Unanimidade nacional firme e renovada em torno da unidade do país e da sua integridade territorial, obrando diante de todas as ações contra as manobras de qualquer natureza ou de origem dirigidas para minar a soberania do país ", acrescentou o comunicado.

 A Comissão Parlamentar de-Marrocos UE também se congratula dos resultados alcançados durante o último mandato europeu e no âmbito do actual mandato europeu, marcado pela realização de uma audição do Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Driss El Yazami, e diante da Subcomissão dos Direitos do Homem do Parlamento Europeu (15 de maio de 2018, em Bruxelas) e durante a qual foi feita uma apresentação sobre a evolução da situação dos direitos humanos em Marrocos.

 As audições do enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Saara, Horst Köhler, foram igualmente organizadas, no mesmo dia, no seio das comissões dos Negócios Estrangeiros e dos Direitos do Homem do Parlamento Europeu, Os recentes desenvolvimentos sobre a questão do Saara e a forma como as Nações Unidas trabalham no sentido de resolver este conflito artificial, enfatiza o CMP Marroquino-UE.

 A mesma fonte anotou que o atual ano parlamentar, coroado pela 9ª reunião anual da Comissão Parlamentar Conjunta Marrocos-UE, elogiou o papel desempenhado por Marrocos no quadro da sua família africana e na região. Bem como na sua Parceria triangular com a África em matéria de segurança e, mais em particular, na gestão da questão da migração e da luta contra o terrorismo e o radicalismo.

 Das 94 recomendações adoptadas no quadro desta 9ª reunião anual, consta uma recomendação validada por unanimidade por todos os membros marroquinos e europeus da organização em Abidjan e diande do fórum de segurança e da luta contra o radicalismo, proposto pelo binómio Segurança e Terrorismo, composto de Abderrahim Atmoun, lado marroquino e de Pier Antonio Panzeri, Francesc Gambus e Enrique Calvet Chambon, pelo lado europeu.

 Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados