sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A agência de notícias independente "Aternative Press Agency", sublinhou que a eliminação do terrorismo na região do Sahel e Saara depende do desmantelamento dos acampamentos da frente do Polisário do Tindouf, sul da Argélia. Em um artigo intitulado "As ligações óbvias da Polisário com os grupos terroristas", a agência especializada em questões e casos estratégicos sublinhou que "se quisermos erradicar o terrorismo na região do Sahel e Saara, teria que desmantelar os acampamentos da Frente do Tindouf ", anotando que a Argélia, o importante suportador dos separatistas, é" responsável pela formação e treinamento dos separatistas potenciais neste campo inesgotável dos separatistas, que se tornou o campo de Tindouf".


O autor do artigo, o acadêmico argentino Carlos Adalberto Agozino revelou que a Frente Polisário é um fator desestabilizador do Sahel e Saara, por causa de seu conluio com outros grupos terroristas ativos na região.

 

As evidências revelando que a Frente Polisário não é apenas uma organização separatista, mas também um grupo terrorista e que os campos de Tindouf são uma incubadora de terroristas, tendo recebido treinamento militar ao serviço de grupos terroristas na região, sem cessar de se agrupar dia a dia, acrescentou este especialista em relações internacionais e pesquisador sobre as questões estratégicas.

 

Na opinião do especialista argentino, existe uma série de exemplos e provas que demonstram o envolvimento dos separatistas em atos qualificados de terroristas, desvendando a sua conivência com muitas organizações terroristas.

 

E o Sr. Agozino tem acrescentado que os líderes de separatistas reconheceram  o alistamento de membros da Polisario em grupos terroristas no Sahel, anotando, a este respeito que "quando um oficial de alto escalão de um grupo terrorista reconheceu o fato, isto significa que o número de terroristas da Frente Polisario pendentes é mais alto do que se queria admitir, atestando  que a sua presença dentro de grupos terroristas não se pode mais ser disfarçada ".

 

Da mesma forma, o especialista mencionou os nomes de alguns separatistas que se juntaram às fileiras das organizações terroristas, anotando que "não se pode omitir o fato de que a Frente Polisário mantém relações com os grupos terroristas (...) e que os campos Tindouf constituem um terreno fértil para aqueles que recebem treinamento militar para se juntar a esses grupos na região do Sahel e Saara. "

 

Além disso, o Sr. Agozino acrescentou que Marrocos tem revelado últimante que as milícias do Polisario nos campos estavam recebendo treinamento militar do Hezbollah, apoiado pelo Irã, especialmente no campo de explosivos, cavando túneis, guerrilha e uso de armas.

 

Por outro lado, o autor do livro "A Geopolítica do Saara e Sahel", lembrou o envolvimento de membros da Frente Polisario no seqüestro nos acampamentos de Tindouf dos cidadãos da UE, trabalhadores no setor humanitário, e o desvio sistemático de fundos e ajuda humanitária  destinada para os sequestrados nos campos de Tindouf, pelos  responsáveis  argelinos e separatistas.

 

Os laços da Polisario com grupos armados e seu envolvimento em atividades terroristas constituem provas óbvias para incluir o Polisario na lista de organizações terroristas estrangeiras dos Estados Unidos e da União Europeia, concluiu ele.

 

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados