sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A eurodeputada francesa Patricia Lalonde do grupo Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE), relatora da Comissão INTA sobre os  acordos e o comércio internacional dos países do Mediterrâneo, considerou na última terça-feira a Laayoune que é de " incontestável o "desenvolvimento nas províncias do sul.

 


"A impressão que tenho atualmente é que o desenvolvimento na região é incontestável ", declarou  para imprensa a Lalonde, que fazia parte de uma delegação de eurodeputados da Comissão INTA, que efetou uma última visita de trabalho ao Reino.

 Segundo a deputada, o objetivo desta viagem foi "constatar na realidade se todos os projetos beneficiam a população e se a população foi envolvida".

 "Por enquanto, é óbvio que esses projetos criam empregos para os jovens e a população local", sublinhou ela.

Interrogando sobre a possibilidade de uma aprovação pelo Parlamento Europeu renovar o acordo de pesca marítima Marrocos-UE, ela anotou que "não é possível colocar um freio para o desenvolvimento econômico de uma região que tem necessidades ".

 Além de Lalonde, a delegação foi composta da italiana Tiziana Beghin do grupo Europa da Liberdade e grupo de democracia direta (EFDD), Shadow relator da Comissão INTA, a finlandesa Heidi Hautala do grupo dos Verdes e Vice-Presidente do Parlamento União Europeia, bem como o britânico David Martin do grupo Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

 Ela realizou uma série de reuniões com os representantes do governo, eleitos e organizações da sociedade civil da região de Laayoune-Sakia El Hamra para se informar  "do impacto e dos benefícios do acordo de pesca marítima "Marrocos-União Europeia sobre as populações das províncias do sul.

 O encontro com os deputados do Parlamento Europeu foi uma oportunidade para destacar o modelo de desenvolvimento províncias do sul, lançada pelo rei Mohammed VI, e seus impactos positivos esperados para o desenvolvimento das províncias do Saara, em geral, e da região Laayoune-Sakia El Hamra, em particular, sublinhou o presidente da região, Sidi Hamdi Ould Errachid.

 A esse respeito, ele informou que os membros da delegação ficaram "surpresos" com os vários projetos iniciados na região em benefício da população local.

 "Como porta-voz dos moradores, tem informado a delegação sobre a importância da renovação do acordo de pesca marítima; ele reforça a parceria estratégica entre o Reino e da UE, bem como o desenvolvimento sócio-econômico de Laayoune-Sakia El Hamra ", explicou ele.

 Além disso, os membros da delegação foram a uma fábrica de fosfato, a cooperativa "Sakia El Hamra" da valorização do leite de vaca e a unidade de transformação do peixe.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados