sábado, 27 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A delegação marroquina que participa na 39ª sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra, terça-feira, denuncia as falsas alegações argelinas em torno  do Saara marroquino.

 


Em uma reação, direito de resposta à intervenção da delegação argelina, o embaixador representante permanente de Marrocos junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra, Omar Zniber denunciou as palavras "colocações inaceitáveis e equivocadas da Delegação argelina em torno do Saara marroquino ", recordando que" este país continua envolvido há mais de 45 anos na absurda manutenção da disputa política regional sobre o Saara ".

 

"O envolvimento da Argélia é inaceitável, uma vez que este país tem uma pesada responsabilidade em relação ás violações dos direitos humanos, como foi destacado no relatório do Comitê de Direitos Humanos. Publicado, 26 de julho passado ", sublinhou Zniber.

 

Ele anotou que esta Comissão, entre outras, fortemente denunciadas , considera que a Argélia viola  suas obrigações internacionais em relação à proteção de refugiados, delegando competência em seu território a uma entidade fictícia.

 

O comitê não deixou de estigmatizar as expulsões em massa de migrantes pelas autoridades argelinas, sem cuidado ou reservas, em flagrante contradição com os princípios humanitários, lembrou o diplomata marroquino.

 

"Estes elementos, somados a dezenas de outros, que aparecem no relatório do referido Comitê, não permitem que os representantes da Argélia manter as alegações vazias contro o Marrocos, reconhecida por seu progresso essencial. na promoção e  no respeito dos direitos humanos ", sublinhou ele.

 

E de destacar "que o Marrocos em suas províncias do Saara, onde se acolhe muitas delegações de parlamentares estrangeiros, ONGs internacionais e altos responsáveis da ONU, incluindo o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU, relatores especiais do Escritório, que se reúnem com total liberdade, representantes das populações, os comitês regionais de direitos humanos, as associações locais, todos permitem dialogar com um espírito aberto envolvendo o desenvolvimento que conhece o Saara marroquino, além da atmosfera de liberdade que  reina e existe, ao contrário das declarações falsas, provocadas e indevidas dos representantes da Argélia ".

 

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados