sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O  Vice-Primeiro-Ministro belgo, Ministro de Relações Exteriores e Europeus,  Didier Reynders declarou, terça-feira em Rabat, sobre a posição favorável do seu país a um diálogo bilateral entre Marrocos e Argélia, no quadro do apelo  Real para o estabelecimento de um mecanismo político bilateral de diálogo e de consulta com vistas a resolver todas as disputas entre os dois países e trabalhar  diante dos desafios regionais e transnacionais. "Estou muito feliz de ver o prometido Rei Mohammed VI   formular um apelo para uma retomada do diálogo bilateral com a Argélia, e  foi ao lado de todos os diálogos que possam existir, que seja no âmbito da União do Magrebe árabe ou em Genebra e diante das questões mais específicas que se referem ao Saara ", sublinhou Reynders, durante uma coletiva de imprensa depois de suas conversações com o ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Nasser Bourita.


" Estamos em Marrocos sem  uma agenda nacional, e  com a vontade de ajudar e forçar um consenso", declarou o vice-primeiro-ministro da Bélgica, que se encontra no Marrocos no contexto de uma delegação económica belga, liderada pela princesa Astrid, representante de Sua Majestade o Rei da Belgica.

 

"A própria ideia de diálogo é um elemento importante porque nós sonhamos um dia para trabalhar não só numa base bilateral, mas com muitos países do Magrebe, bem como assistir a integração  econômica, política e cultural de um Magrebe que tem um potencial realmente extraordinário ", acrescentou ele.

 

Por sua parte, o Sr. Bourita sublinhou que suas conversas com o responsável belgo constituem "uma oportunidade para ambos os países continuar o diálogo político sobre várias questões relacionadas com as relações bilaterais, bem como sobre questões regionais e a situação atual, em particular a iniciativa Real dirigida para a Argélia, visando a criar um contexto magrebino mais aberto e mais versado no  sentido de diálogo ".

 

A iniciativa do Rei de Marrocos constitui um meio de resolver as diferenças através de um diálogo bilateral franco e frutífero, declarou ele, dizendo que em todas essas questões, como de costume, Marrocos e a Bélgica compartilham uma convergência de pontos de vista sobre a análise de situações, bem como os meios de uma ação conjunta capaz de garantir a estabilidade e a paz em diferentes regiões.

 

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados