sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O acordo prevê benefícios socioeconómicos para os habitantes saarauis em termos deempregos, de infra-estruturas, de serviços sociais, de criação de empresas, de formação e desenvolvimento, bem como de modernização do sector de pesca.


O Conselho da União Européia, reunido em Bruxelas, quinta-feira, adotou o acordo de pesca com o Marrocos, conforme as fontes européias.


Depois de ter sido aprovado pelo Comité de Representantes Permanentes da UE (COREPER), o acordo de pesca foi assinado, quarta-feira,

 24 de Julho de 2018 em Rabat, o qual  foi aprovado na quinta-feira por ministros representantes de todos os Estados-Membros da União Europeia.


O acordo deve então ser ratificado pelas comissões competentes do Parlamento Europeu antes da aprovação final em plenário.


O novo acordo de pesca entre Marrocos e a UE especifica, entre outras coisas, as zonas de pesca e as condições de acesso da frota europeia, com um aumento da contribuição financeira, passando de uma média anual de 40,0 milhões de euros, para 52,2 milhões euros, seja (+ 30%).


As duas partes também concordaram neste acordo sobre as disposições destinadas a otimizar as cisões e benefícios para as populações locais nas zonas em questão.

Além disso, a fim de preservar a sustentabilidade dos recursos haliêuticos e a proteção do meio marinho  constituem os requisitos técnicos a incorporar no acordo.


Vários observadores em Bruxelas consideram que a adopção deste acordo hoje pelos Estados-Membros da UE constitui uma resposta clara contra às manobras e tentativas de perturbar a parceria de longa data com Marrocos neste sector. Também responde as perguntas sobre a inclusão do Saramarroquino no acordo, na medida em que a zona de pesca se estende do paralelo 35 ao paralelo 22, a saber do Cabo Spartel no norte de Marrocos até o Cabo Branco no sul do reino.


O acordo também responde as questões sobre as vantagens da população, na medida em que preve disposições que garantem benefícios socioeconômicos às pessoas, particularmente em termos de empregos, de infra-estrutura, de serviços sociais básicos, de criação empresas, de formação profissional e projectos para o desenvolvimento, bem como de modernização do sector das pescas. Um aumento no número de marítimos marroquinos para embarcar em navios europeus constitui também uma vantagem consierável para várias categorias de navios.


-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados