sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

As duas Câmaras do Congresso colombiano aprovaram uma resolução expressando sem equívoco o seu pleno de apoio à soberania e a integridade territorial de Marrocos, denunciando ao mesmo tempo as graves violações de direitos humanos e as práticas desumanas contra as populações detidas e mantidos pelo Polisario nos campos de Tindouf. "Reiteramos o nosso pleno apoio aos esforços engajados desde 2007 pelo Reino de Marrocos em favor de uma paz justa, duradoura e mutuamente aceitável para a disputa regional do Saara, com base na Iniciativa marroquina de negociação de um estatuto de autonomia para a região do Saara, a qual tem sido qualificada  de preeminente séria, credível e realista, pelo Conselho de segurança das Nações Unidas, em suas sucessivas resoluções, bem como pela comunidade internacional ", lê-se na resolução adotada pela Câmara dos Representantes no plenário e no Senado.


"Seja a única solução política e negociável da questão do Saara, preservando a soberania e a integridade territorial do Reino de Marrocos, sendo capaz de promover a paz e a estabilidade na região do Magrebe e do Sahel", sublinharam os parlamentares colombianos a suas "grandes preocupações pela persistência de graves violações dos direitos humanos cometidos pela Frente Polisario, além " da restrição de liberdade de movimento, de expressão e manifestação "nos campos de Tindouf.

 Expressando ainda a "preocupação" diante  das "práticas desumanas persistentes de extrema gravidade contra as populações sequestradas nos campos de Tindouf", situação na qual os signatários da resolução apelaram para um "Censo da população desses campos em conformidade com a resolução 2414 de 27 de abril de 2018, do Conselho de segurança da ONU e da Convenção de Genebra de 1951, bem como das conclusões pertinentes do Comité Executivo do ACNUR "(Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

O Congresso colombiano também saudou "as excelentes relações bilaterais existentes entre a República da Colômbia e o Reino de Marrocos, que iam comemorar no próximo ano o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas", expressando ao mesmo tempo a vontade de fortalecer ainda mais a cooperação bilateral em todos os campos políticos, econômicos, culturais, humanos e sociais.

Os deputados e senadores colombianos signatários desta resolução saudaram também as "reformas empreendidas sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI em vários campos, permitindo a Marrocos consolidar o processo de desenvolvimento e promoção dos direitos humanos, fazendo do Reino um espácio de paz e de estabilidade no continente africano ".

Esta resolução foi assinada por deputados e senadores pertencentes aos principais partidos políticos, nomeadamente o Centro Democrático (CD, no poder), o Partido da Mudança Radical, o Partido Conservador, o Partido Liberal, o Partido de Unidade Nacional, o Partido MIRA. bem como o partido da Aliança Verde (oposição).

A resolução levou a assinatura de diferentes personalidades influentes do Congresso da Colômbia, entres eles o presidente do Senado e Presidente do Congresso, Ernesto Macias Tovar, Presidente da Câmara dos Deputados, Alejandro Carlos Chacon Camargo, Presidente do Comitê do Senado de Relações Exteriores, Jaime Duran Barrera, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos representantes, Anatonio Hernandez, Ex-vice-presidente do Senado, Ivan Vasquez Nome Leonidas, além da grande figura da política colombiana, Ex Presidente da República, Álvaro Uribe.

A adoção desta resolução histórica pelo Congresso colombiano através  de duas câmaras constitui uma primeira do tipo em termos de apoio expresso a favor do Reino, a exemplo deste importante órgão legislativo, proveniente das eleições de 11 de março passado.

-Actualidade sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados