sexta-feira, 10 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O novo modelo de desenvolvimento para as regiões do Saara marroquino é conhecido pelo princípio da participação da população local, na preparação e implementação de suas próprias políticas e planos de desenvolvimento. Durante a participação da Sra Gala Bahia na reunião do 24º Comitê das Nações Unidas em Nova York, a Vice-Presidente da região de Dakhla-Oued Eddahab, como representante democraticamente eleita nas províncias do sul do Reino, ela destacou o grande crescimento econômico e social que conhece o Saara marroquino, sublinhando que os habitantes desta região aproveitam este progresso.

Na sua intervenção perante os membros do comitê, a Sra. Bahia explicou que o novo modelo de desenvolvimento das províncias do sul do Reino, lançado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, constitui a espinha dorsal das políticas de desenvolvimento do Saara.

sublinhando que este modelo assenta no princípio da participação da população local na elaboração e implementação das suas próprias políticas, bem como dos planos de desenvolvimento, no contexto da regionalização alargada, e do princípio da constituição marroquina, conferindo as autoridades locais as amplas competências no processo do planejamento e implementação dos projetos de desenvolvimento territorial.

No contexto de seu discurso sobre a questão da participação política, a Sra. Bahia destacou que sua presença na reunião do comitê comprova a participação ativa das mulheres na vida política do Marrocos, especialmente no nível da governança local.

Considerando também  que a efetiva participação política das mulheres marroquinas, sobretudo na região do Saara, tornando-se uma realidade tangível, objeto da eleição de um grupo de mulheres a nível local, regional e nacional.

Por outro lado, o Vice-Presidente da região de Dakhla-Oued Eddahab destacou que os 22 países que abriram consulados gerais nas cidades de Laayoune e Dakhla, em reconhecimento ao enorme desenvolvimento socioeconômico do Saara marroquino, anotando que essas representações vão contribuir para o avanço da cooperação econômica e cultural entre Marrocos e esses países.

A este respeito, assistindo ao dinamismo do desenvolvimento do Saara marroquino, algo irreversível, em termos do desenvolvimento socioeconómico em prol da população local, elevando esta região do Saara a ser um pólo económico regional.

Destacando a prosperidade socioeconômica do Saara, no contexto da regionalização ampliada, abrindo o caminho para a implementação da iniciativa de autonomia, apresentada pelo Reino Unido às Nações Unidas, caracterizada pelo Conselho de Segurança da ONU como séria e credível , apoiada pela ampla maioria dos Estados membros da ONU.

Por outro lado, a Sra. Bahia destacou a importância da intervenção pacífica de Marrocos, para restaurar a liberdade de circulação de pessoas e mercadorias no ponto de trânsito da Guerguerat entre Marrocos e Mauritânia, depois de ter sido obstruído pelas milícias armadas da "Polisário" , lembrando  desta intervenção de caráter pacifico, com grande apoio da comunidade internacional.

Anotando o pleno respeito dos direitos humanos no Saara marroquino, cujos habitantes gozam das garantias estipuladas na constituição do país e nos tratados internacionais dos direitos humanos.

A Sra. Gala Bahia, Vice-Presidente da região Dakhla-Oued Eddahab, e o Sr. Mohamed Aba, Vice-Presidente da região Laayoune-Sakia El Hamra, têm participado continuamente desde 2018 nas 24 reuniões da Comissão e suas conferências regionais como representantes eleitos democraticamente no Saara marroquino.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados