quinta-feira, 9 de Dezembro de 2021  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Os deputados do Parlamento Europeu lamentaram, quarta feira passada,  a decisão prejudicial do Tribunal Europeu sobre os acordos de agricultura e pesca firmado com Marrocos, chamando pelo respeito e preservação do reforço ligado às relações e parceria com o Reino de Marrocos. A este respeito, o deputado italiano Andrea Cozzolino, chefe da delegação do Magrebe no Parlamento Europeu tem confirmado no seu tweet no Twitter: “A decisão do Tribunal Europeu, exortando a intensificar e a preservar as relações de cooperação existentes no domínio da pesca e produtos agrícolas entre a União Europeia e o Reino de Marrocos“.

No seu turno, o deputado europeu europeu, Marco Zani destacou que “Marrocos constitui um parceiro fulcral na região do Mediterrâneo e  África para com a Itália e a União Europeia”.

"Devendo redobrar os esforços para desenvolver a cooperação e coordenação com este país", sublinhou o deputado.

Para o parlamento europeu francês Dominique Bild, a decisão do Tribunal Europeu é "lamentável", considerando que Marrocos vai continuar a ser um grande parceiro da União Europeia.

Por outro lado, anotando que o grupo de deputados tem  "solicitado uma investigação sobre o arranjo da ajuda europeia concedida aos campos de Tindouf, controlado de facto pelas milícias da Polisário".

O parlamentar europeu alemão Maximilian Karah Meddeb considerou que a decisão do tribunal constitui " claramente um fato que a União Europeia considera ser  uma decisão política ligada ao Saara ligado a Marrocos".

Por seu turno, o deputado do Parlamento Europeu, Dominique Ricci tem afirmado numa declaração junto à imprensa que “todas as instituições europeias (Conselho, Parlamento e Comissão) têm uma posição favorável aos acordos celebrados com Marrocos, notadamente no que diz respeito à cooperação agrícola e projeto de pesqueira  ”, sublinhando que a decisão do tribunal não conduz“ politicamente a qualquer mudança, na presença de uma maioria que apoia a continuação e aprofunda o rol da cooperação com Marrocos ”.

Salientando que esta decisão não corta a cooperação existente entre as duas partes, afirmando que: “ vai continuar a defender a distinta cooperação com Marrocos, que seja mais do que um parceiro,  um amigo”.

Na quarta-feira, o Tribunal da União Europeia pronunciou-se sobre o recurso da anulação das decisões do Conselho Europeu sobre o assunto dos acordos agrícolas e pesca com Marrocos.

Num comunicado  conjunto na sequência desta decisão, o Marrocos e a União Europeia confirmam que vão permanecer plenamente mobilizados para prosseguir a cooperação bilateral e unificar seus esforços, defendendo a integridade jurídica e legal dos  acordos de parceria existentes entre as partes.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2021 - Todos os direitos reservados