segunda-feira, 29 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

As quatro duplas femininas, representantes da Agência Marroquina de Cooperação Internacional conseguiram, segunda-feira, em Dakhla, alcançar resultados honrosos, ao ocupar o lugar das dez  primeiras na fase da competição  do “Saharan Catch-up”. Esta dupla, formada por Ernestine Omobiyi de Ruanda, e Rahinato Wintena de Gana, conseguiu ter o segundo lugar em 3 horas e 53 minutos  da Associação (François-Xavier Bacnot, Sucursal de Ruanda), atrás da dupla Salomé Rabey e Elise Pouligny (França), ocupando o primeiro lugar em 3 horas e 16 minutos.


O terceiro lugar foi para a dupla Admila Eneida Lopez (Cabo Verde) e Fani Saida Andriamializua (Madagascar) da Associação para o Desenvolvimento da Região de Fontelema da Madagáscar no prazo de quatro horas, enquanto a dupla Leticia Zara Hasanale e Katusia Pimahiva Shiriani (Madagascar) foram elas da Associação ASF.), classificadas em quinto lugar, marcando quatro horas e 34 minutos.

Quanto ao sétimo lugar, foi para a dupla Sarah Tantilinana e Armance Tantilinana (Madagascar) da Associação “Tsara Fo” to Aid Madagascar, esta  dupla percorreu a distância da corrida em quatro horas e 49 minutos.

Este percurso de cerca de 26 km, os participantes, provenientes dos países do Ruanda, Gana, Madagáscar e Cabo Verde, participando numa corrida de BTT numa distância de 14 km com dunas de areia, atravessando a cidade de Dakhla.

Depois, as quatro duplas integraram o campo de treino de dois quilómetros, tratando de competição do percurso de 10 quilômetros, passando por caminhos ascendentes e virados, antes do regresso ao ponto de partida. Assim, os participantes  terão uma aventura única, atravessando  areias ondulantes e dunas, cujas circunstâncias difíceis em um ambiente como tal, caracterizado pela solidariedade e prevalência de Espírito de  equipe.

Ao longo de quatro dias, essas competidoras, com idades entre 20 e 23 anos, participando em outras etapas de provas esportivas, a exemplo de trilhas noturnas, mountain bike, training camp e rapel. Além da canoagem e passeios de barco no mar.

As competidoras africanas, divididas em quatro grupos, submetidas a diversas provas e desafio desportivo e físico, envolvendo uma série de sessões de preparação física e diversas provas desportivas para potenciar a sua resistência física.

Num comunicado junto à Imprensa Árabe do Magrebe, Gilles Cooper, diretor técnico da corrida “saharaui”,  organizada sob o alto patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, a qual será  prolonga até 10 de fevereiro, nesta fase da competição, os participantes vão ter mapa e bússola, servindo como  viagem de busca, através de cerca de 12 números previamente especificados como pontos de referência distribuídos ao longo de uma distância de 14 quilómetros.

Durante esta aventura, o responsável técnico que supervisionou o desenho do autódromo sublinhou: “Para este ano o percurso não está definido, os participantes devem explorar o seu percurso, utilizando os mapas e bússolas de que dispõem, antes de voltar às atividades do campo de treinamento e da corrida.” .

Gilles Cooper destacou ainda que durante todas as etapas do catch-up uma equipe médica fica à disposição, para o acompanhamento da saúde dos participantes.

É importante destacar que, em dez anos, esta manifestação tem sido apoiada por mais de 90 associações, contando com os participantes e parceiros apoiantes, cujo total de doações ultrapassou 1.186.032 dirhams. O número de participantes tem chegado a mais de 1.000 em volta de todo mundo.

Todos os anos, graças ao empenho das equipas participantes, muitas associações apoiam tal acontecimento esportivo a nível nacional e internacional, nesta  primeira edição, contando com a Associação das Aldeias de Crianças Paramédicas de Marrocos, da UNICEF, da Associação de Solidariedade das Mulheres, da Al-Aman Associação para o Desenvolvimento da Mulher, da Associação dos Amigos da Fita Rosa e da Associação Joud para a Cidadania e Desenvolvimento. Bem como a Sociedade Gota de Leite e a Sociedade Robert Debre.

Notícias sobre  o saara ocidental- Corcas


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados