segunda-feira, 29 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Segundo a nova presidente do Parlamento Andino, a importância da posição geográfica de Marrocos,  torna este país a ser a porta de entrada para o continente africano e em relação aos países andinos.


Assim a nova Presidente do Parlamento Andino, Cristina Reyes Hidalgo tem afirmado, anteontem, quarta-feira em Rabat, a posição institucional do Parlamento Andino, apoiando o Marrocos e sua iniciativa marroquina de autonomia, dirigida ao Saara marroquino.

O comunicado sublinha que o Conselho dos conselheiros reitera o que a nova Presidente do Parlamento Andino confirmou, ao participar dos trabalhos da Conferência Parlamentar da Cooperação Sul-Sul, onde o Conselho acolheu nos dias 15 e 16 de fevereiro deste mês, com a reunião do Presidente do Conselho, Sr. Laam Mayara, cuja posição pessoal e institucional do Parlamento Andino em apoio à posição marroquina e iniciativa marroquina para o Saara marroquino.

Tal autonomia para as regiões do sul  é considerada uma base séria, única capaz de levar a uma saída deste longo conflito regional.

A Sra. Hidalgo destacou ainda sobre a posição geográfica de Marrocos, como uma porta de abertura junto ao continente africano, cujos países andinos e latino-americanos como um todo, mantendo um contato direito sobre as atividades no Parlamento Andino e visitas a Marrocos, tomando conhecimento deste antigo país do espaço regional e continental. Tal plano leva ao  desenvolvimento tangível do Reino em muitos campos e setores do país.

Por sua vez, o Sr. Al-Naam Mayara revelou a importância do nível de relações entre o Parlamento Marroquino e  Parlamento Andino, trabalhando de forma distinta em prol das relações, da visão clara, e dos objetivos e mecanismos específicos.

Neste contexto, o sr Mayara indicou, segundo o comunicado, que a adesão do Reino de Marrocos a esta importante organização regional traduz uma escolha estratégica e uma firme convicção em prol da cooperação Sul-Sul, base da visão visionária de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, da vontade do Parlamento marroquino e de todas as componentes no sentido de trabalhar em Serviço das questões de interesse comum.

O comunicado  prossegue segundo a reunião que constituiu uma ocasião durante a qual as duas partes puderam discutir a participação do Parlamento Andino na Conferência Parlamentar Sul-Sul,  do Conselho dos Conselheiros, com base no esforço conjunto, visando a melhorar a coordenação e experiências sobre questões estratégicas e atuais.

Finalmente, o Presidente da Câmara dos Conselheiros aproveitou  a ocasião para anunciar  a senhora Hidalgo que  a próxima sessão do Parlamento Andino vai ser no Reino de Marrocos e no mês de maio.

Noticias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados