domingo, 5 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Primeiro-Ministro espanhol reiterou a posição de Espanha em relação à iniciativa de autonomia marroquina que considera como  base mais séria, realista e credível, capaz de levar a uma solução definitiva da questão do Sahara marroquino.

Eis o comunicado do gabinete Real:


A “Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, recebeu, neste dia no Palácio Real de Rabat, a Sua Excelência o Senhor Pedro Sanchez, Primeiro Ministro do Reino de Espanha, que realiza uma visita de trabalho a Marrocos.

Esta visita enquadra-se na continuidade da dinâmica lançada dentro da nova fase das relações bilaterais, a qual foi inaugurada desde o encontro entre Sua Majestade, que Deus o assiste, e o Primeiro-Ministro de Espanha em Abril de 2022, culminando com a adoção do comunicado conjunto entre os dois países.

Tal dinâmica continua a surtir efeitos satisfatórios. Dados  reforços da cooperação, da coordenação e da parceria em todos os domínios, conjugados com os princípios da confiança, do respeito mútuo, da ambição, da boa vizinhança e do cumprimento dos compromissos.

Por ocasião desta recepção, o Chefe do Governo espanhol reitera a Sua Majestade o Rei, que Deus o assiste, a posição de Espanha do comunicado conjunto de Abril de 2022, considerando a iniciativa de autonomia marroquina como a mais séria, realista e credível, capaz de resolver definitivamente esta disputa regional. Por sua vez, a Sua Majestade o Rei exprimiu  seus agradecimentos à Espanha por esta nova posição construtiva e importante.

Na margem desta recepção, a Sua Majestade o Rei, que Deus o assiste, e Sua Excelência o Senhor Pedro Sánchez, trataram também dos horizontes de cooperação aberta para os dois países vizinhos, a título da organização conjunta - com o Portugal – da copa  do Mundo FIFA 2030,  uma verdadeira alavanca para fortalecer ainda mais as relações bilateral.

Assim, o Primeiro-Ministro espanhol saudou as iniciativas estratégicas lançadas por Sua Majestade o Rei de Marrocos, a exemplo da iniciativa dos países africanos envolvendo o projeto energético do Oceano Atlântico, visando a melhorar o acesso do países do Sahel para ter acesso ao Oceano Atlântico, graças ao gasoduto África-Atlântico Nigéria-Marrocos.

Esta recepção contou com a presença, do lado espanhol, do Senhor José Manuel Albarez, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e da Cooperação, e da Senhora Emma Barici, Secretária Geral dos Negócios Estrangeiros do Governo espanhol, e do lado marroquino, Sr. Fouad Ali El Himma, Conselheiro de Sua Majestade, e Sr. Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes residentes no estrangeiro.

Na sua recepção no Palácio Real, o Primeiro-Ministro espanhol passou em revista o desfile do grupo da Guarda Real, antes de lhe oferecer tâmaras e leite de acordo com as autênticas tradições marroquinas.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados