segunda-feira, 29 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A delegação de diplomatas africanos que realizaram uma visita à cidade de Dakhla, ontem, quarta-feira, visando a descobrir o potencial da região de Dakhla-Oued Eddahab, e tomar nota do desenvolvimento em todos os níveis. Esta visita veio no quadro da iniciativa da Academia Marroquina de Estudos Diplomáticos e em parceria com a Agência Marroquina de Cooperação Internacional, bem como no quadro de iniciativas dos representantes das delegações estrangeiras para tomar conhecimento da dinâmica positiva de desenvolvimento que conhecem as províncias do sul.


Tal visita desta delegação, composta de 12 diplomatas africanos, constitui uma oportunidade para conhecer de perto o desenvolvimento socioeconómico da região e as linhas gerais do modelo de desenvolvimento nas regiões do sul do Reino.

O diplomata marfinense, Zi Yao Didier sublinhou em suas declarações junto à Imprensa do Magrebe Árabe que esta visita é uma oportunidade para a delegação tomar nota de perto das diversas obras realizadas na região, além das conquistas nos diferentes sectores produtivos.

Acrescentando que entre estes grandes projectos consta o porto atlântico de Dakhla, o qual sem dúvida vai contribuir para projetar esta região como porta de acesso aos países do continente africano, saudando a iniciativa de Sua Majestade o Rei Mohammed VI que visa melhorar o acesso os paíse do Sahel ao Oceano Atlântico.

Por sua vez, a diplomata congolesa, Ren Claudia Okoya Keba declarou que esta visita vai permitir aprender da experiência bem sucedida marroquina no domínio do desenvolvimento das regiões do sul, bem como na região de Dakhla-Oued Eddahab.

Saudando também a Iniciativa Real para o Oceano Atlântico Africano, apontando que este desenvolvimento que conhecem as províncias do sul vão abrir caminho para melhorar a cooperação Sul-Sul e fortalecer ainda mais os laços entre Marrocos e suas profundezas africanas.

Por seu lado, o presidente do conselho da região de Dakhla-Oued Eddahab, Khattat Yenja declarou que esta visita vai permitir à delegação de diplomatas africanos tomar nota do modelo de desenvolvimento para as regiões do sul, lançado por Sua Majestade o Rei em 2015, além das obras relacionadas com a implementação da regionalização avançada.

Nesta ocasião, os diplomatas africanos assistiram a uma apresentação detalhada sobre as tarefas e competências do conselho regional, bem como os projectos concluídos e em implementação na região de Dakhla-Oued Eddahab.

Além disso, os membros da delegação realizaram uma reunião com o governador da região de Dakhla-Oued Eddahab, governador da região de Oued Eddahab, Ali Khalil, durante a qual foram revistos o caminho de desenvolvimento da região e as oportunidades de investimento na mesma.

Tais diplomatas africanos têm assistido também a uma apresentação do Director do Centro Regional de Investimento na região de Dakhla-Oued Eddahab, Mounir El Hawari, durante a qual ele destacou as estatísticas de apoio ao desenvolvimento, o notável dinamismo industrial da região em diferentes domínios, os grandes projectos de infra-estruturas, as oportunidades do investimento, as vantagens e facilidades concedidas aos investidores e operadores económicos, bem como o papel importante do Centro Regional de Investimento.

Finalmente, os diplomatas africanos beneficiaram de uma formação ministrada pela Academia Marroquina de Estudos Diplomáticos, sobre a diplomacia económica, conjugada com estudos teóricos, atividade e obras práticas.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados