O Sr. Chiba, como eleito local da região de Laayoune-Sakia El Hamra, declarou à Agência de Imprensa Árabe do Magreb em relação às províncias do sul que o potencial da infraestrutura estratégica do desenvolvimento, emerge, de acordo com a visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, no sentido de consolidar a construção de uma região africana próspera e unida, servindo o continente e seus povos.
Considerando essa dinâmica, idealizada por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, visa a fazer dessas regiões uma plataforma estratégica junto a Europa, a África, a América, e a bacia do Mediterrâneo, objeto da conclusão dos projetos de desenvolvimento para as regiões do sul ; além construcao da rodovia Tiznit-Dakhla, conectando Marrocos ao continente africano via Mauritânia.
Além disso, o Sr. Chiba apontou as grandes infraestruturas, como o Porto Atlântico de Dakhla, como um dos maiores portos do continente, e da rede de estradas, aeroportos e instalações logísticas de nova geração ; promovendo a zonas de livre comércio, como parte da dinâmica de integração econômica dessas regiões.
O Presidente do Centro Saara para Estudos em Desenvolvimento e Direitos Humanos explicou que essas iniciativas se enquadram na visão futura de Sua Majestade o Rei, que visa fazer das regiões do sul um eixo estratégico do desenvolvimento sustentável do continente africano.
Nesse contexto, a Iniciativa do atlântico constitui um elo de unificação dos países africanos banhados pelo Oceano Atlântico, tornando-os um espaço dinâmico para a integração econômica, dada a iniciativa de Sua Majestade o Rei que via a quebra do isolamento dos países do Sahel, os quais carecem de portos marítimos, dos corredores de acesso ao Oceano Atlântico por meio de uma rede de infraestrutura estratégica.
Ressaltando que esse mecanismo garante a esses países o acesso aos mercados globais e trânsito junto às regiões do sul do Reino.
Por outro lado, o Sr. Chiba destacou sobre o projeto do gasoduto Nigéria-Marrocos considerando-o como uma alavanca fundamental para a integração regional e continental, e a conectividade energética ; capaz de aprofundar a cooperação econômica entre os países da região ; dado o papel do Reino como um ator fundamental no desenvolvimento e na estabilidade na África.
Comentando sobre a eleição do Marrocos ; Presidente da 57ª sessão da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA) e da Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o Dr. Chiba Mrabih Rab tem enfatizado que esta eleição reflete a confiança pelo Marrocos, bem como o desejo da comunidade internacional e africana de beneficiar da experiência acumulada em áreas-chave relacionadas com a promoção da integração regional entre os países africanos, do desenvolvimento de economias locais e da abertura sobre as iniciativas continentais, cujo objetivo é de "fortalecer a implementação do Acordo da Área de Livre Comércio Continental Africana", escolhido pelos organizadores como tema para esta edição.
Notícias sobre o saara ocidental-Corcas