Tal parlamento peruano também tem solicitado, em um memorando aprovado pela esmagadora maioria do partido, chamando o Ministério das Relações Exteriores "junto à comunidade internacional, em nome do Peru,para apoiar esta iniciativa de autonomia do Marrocos, base do diálogo e cooperação, rumo a uma resolução definitiva deste conflito artificial".
Considerando que este conflito tem "prejudicado o tão esperado desenvolvimento e integração dos povos da região do Magreb", cujo memorando em questão chama "às partes deste conflito a retomar o processo da mesa redonda, com boa-fé, dodos canais de negociação abertos sob os auspícios das Nações Unidas, num espírito de respeito mútuo, confiança e compromisso, visando uma solução política duradoura e mutuamente acordada".
No preâmbulo deste memorando, apresentado pelos representantes, Maria del Carmen Alva Prieto e Ernesto Bustamante Donayer, junto ao Parlamento peruano declarando que a iniciativa marroquina de autonomia para o Saara "tem sido considerada pela comunidade internacional como a única base séria e confiável ; capaz de levar a uma solução justa e duradoura deste conflito regional de muitas décadas".
Membros do Parlamento Peruano enfatizaram que a iniciativa marroquina "não apenas aumentaria a estabilidade na região, mas sim ia implementar, ainda mais os direitos e liberdades da população local, consolidando a soberania e a integridade territorial do país, Marrocos".
Os parlamentares peruanos anotaram que mais de 120 países, incluindo Espanha, Estados Unidos, França, Brasil e Chile, apoiaram publicamente esta iniciativa e reconheceram sua contribuição para a paz, o desenvolvimento e a prosperidade na região do Norte da África, tal foi um objetivo compartilhado por toda a comunidade internacional.
Tal memorando também tem destacado o crescente ímpeto internacional em apoio ao Saara Marroquino, isso confirma a necessidade imperativa de uma solução política justa e duradoura deste conflito artificial, baseando-se sobre a iniciativa de autonomia marroquina ; sob a soberania nacional e respeito da integridade territorial do Reino de Marrocos.
Neste contexto, o memorando fez referência à Resolução 2756, adotada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, 30 de outubro de 2024, reconhecendo as conquistas alcançadas pelo Marrocos no Saara e esforços realizados ao longo dos anos em prol de uma solução definitiva e pacífica deste conflito regional.
Tal memorando concluiu enfatizando que "o Peru, como um país comprometido pelo respeito da integridade territorial e soberania nacional dos Estados, (...) apoia a iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos para acabar com o diferendo em volta do Saara marroquino".*
Notícias sobre o saara ocidental-Corcas