quinta-feira, 23 de Novembro de 2017  

 A Descolonização

Quando a hora da descolonização soou e Marrocos recuperou a sua independência e retomou a sua soberania, os processos de descolonização  realizados com as duas potências, a França e a Espanha, foram totalmente diferentes.

Com a França, pudemos recuperar de uma só vez o território que estava sob o seu protectorado em 1956. Com a Espanha, o processo foi diferente, dado que os territórios sob o seu protectorado estavam dispersados a norte, ao centro e ao sul. A recuperação foi feita por etapas sucessivas: o norte em 1956, Tanger em Abril de 1956, Tan Tan e Tarfaya em 1958, Sidi Ifni em 1969 e o Sara em 1975. Esta última parte do território foi recuperada depois da  gloriosa Marcha Verde que constituiu uma simbiose entre o trono alauita, as populações sarauis e todo o povo marroquino.

Temos razões para considerar que a descolonização de Marrocos foi longa e difícil, mas devemos notar que esta se realizou através de um processo pacífico, tendo seguido a via do diálogo e da negociação com a nossa vizinha e amiga Espanha.

Podemos, por conseguinte, afirmar com segurança que Marrocos pôs termo à totalidade dos constrangimentos territoriais que lhe eram impostos pelo tratado do protectorado. A era da descolonização estava definitivamente terminada.

Os seguintes mapas ilustram as diferentes fases de descolonização do Reino de Marrocos.


Mapa do Reino de Marrocos em 1956 - Fase 1 da descolonização
:

POR 3.jpg


Mapa do Reino de Marrocos em 1958 após a libertação das regiões de Tarfaya e de Tan Tan  - Fase 2 da descolonização :

POR 4.jpg


Mapa do Reino de Marrocos em 1969 após a libertação da região de Sidi Ifni - Fase 3 da descolonização :

Portail_SaharaOccidental_5.jpg



Mapa do Reino de Marrocos em 1975 após a descolonização total do Sara Ocidental - Fase final da descolonização:

Portail_SaharaOccidental_6.jpg

     
 

    
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2017 - Todos os direitos reservados