Mistura de música árabe e africana, a música hassani é rica em ritmo. Prova deste facto, é o instrumento utilizado para ritmar as danças sarauis. Um tambor de madeira, com a forma de uma grande jarra, cuja extremidade é coberta com um pedaço de couro bem esticado.
O Sarauis dançam na areia do deserto. As suas mulheres executam movimentos expressivos e, nesta arte, elas são mais talentosas. Certas pessoas justificam isto pelo facto da mulher ter uma certa sensibilidade aos ritmos do tambor. Uma sensibilidade percepcionada na dança saraui onde os dedos e o corpo transgridem o vazio para exprimir a sua comunhão com os ritmos libertados pelo tambor.
A dança Guedra, muito conhecida, é uma das bases do folclore saraui que marcou a sua existência na história cultural de Marrocos.
Os instrumentos utilizados pelos cantores são inspirados do quotidiano da vida sariana e são, em geral, instrumentos tradicionais.
Como o que se verifica para o conjunto da criação poética dos "sarauis", as mesmas preocupações e as mesmas inspirações são comuns aos poetas sarauis, e os temas sempre são inspirados nas sensações da "vivência em pleno deserto".