sábado, 18 de Novembro de 2017  

 Família e infância

Prolongando a acção lançada a favor da família e da criança, os poderes públicos multiplicaram as iniciativas a fim de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das famílias sarianas através de actividades de ordem económica, cultural e desportiva.

Do ponto de vista económico, vários meios foram postos à disposição:

- Cooperativas agrícolas e artesanais, para incentivar a acção colectiva e associativa.
- O Estado encoraja a iniciativa individual para a criação das empresas.
- Instauração de um sistema de financiamento eficaz através da concessão de facilidades de pagamento e de investimento.
- Dar a prioridade aos jovens originários das regiões do Sul no que se refere às autorizações para a exploração dos recursos locais.


Do ponto de vista cultural, muitos meios foram postos à disposição dos jovens:
- Salas de leitura e de documentação nas bibliotecas, implantadas nos centros urbanos, a fim de poderem aprofundar e completar os seus conhecimentos.
- Casas de jovens, uma dezena no total, propõem  actividades recreativas, educativas e, por vezes, de formação.

O  objectivo principal do interesse do Estado pela mulher e pela criança desta região é de preservar também certos valores tradicionais, em especial o "knowhow" artesanal. A população local é conhecida pelo seu talento no domínio da joalharia, nomeadamente da parta, do trabalho do couro e de certas matérias têxteis.

A fim de evitar que tais formas de expressão desapareçam, várias cooperativas foram criadas agrupando os artesãos num quadro destinado a oferecer-lhes as melhores condições de trabalho. Actualmente cinco cooperativas artesanais funcionam em Laâyoune em torno  das seguintes actividades: bordados, tapeçaria,  joalharia, carpintaria, curtume. Em Boujdour, uma cooperativa única, "Al Khair", agrupa diversos ofícios artesanais.

Todos os equipamentos postos ao alcance dos jovens dão-lhes os meios para aperfeiçoar a sua formação e descobrir ao mesmo tempo  novas formas de expressão que

Estas cooperativas são geralmente polivalentes porque permitem a organização, a nível do bairro, de manifestações musicais, teatrais bem como de trabalhos manuais. Dotadas de material audiovisual, oferecem sessões de projecção de filmes e de diapositivos.


As associações com vocação educativa interessam também aos jovens, enquanto que a nível de cada província, os espectáculos destinados a um vasto público – tardes recreativas, noites musicais e teatrais, marionetas, encontram por toda a parte um vivo sucesso.

    
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2017 - Todos os direitos reservados