A cidade de Laâyoune dispõe de uma grande zona industrial, contrariamente às outras cidades das províncias do Sul. Isto deve-se à infra-estrutura da qual dispõe a capital do Sara. Por um lado o porto de El-Marsa oferece uma grande oportunidade aos investidores, nomeadamente no que se refere ao transporte de mercadorias. Por outro lado o porto permitiu a criação de uma zona industrial ligada à sua actividade.
As indústrias de transformação do peixe e do fosfato são as principais actividades da zona industrial da cidade de Laâyoune. Este desenvolvimento é o resultado de uma estratégia preconizada pelo reino desde o fim dos anos 70, conforme os acordos assinados entre a wilaya de Laâyoune e o ministério da Indústria e do Comércio.
Mais de 30 unidades industriais foram criadas graças às subvenções do Estado. Trata-se principalmente das indústrias de transformação e de congelação de peixe e de cefalópodes, bem como o fabrico de gelo, conservas, pó e óleo de peixe.
A cidade de El-Marsa dispõe de 10 grandes unidades industriais. A região conseguiu atrair investidores estrangeiros e diferentes actividades se concentraram na região.
Um programa para os jovens promotores foi programado através da concessão de uma superfície de 2 hectares onde estão situadas 62 lojas. Este programa integra-se no âmbito do encorajamento da iniciativa privada como exemplo do que é feito nas outras regiões de Marrocos.
Apesar de todos os esforços fornecidos e de todas as unidades criadas, as províncias do Sul ainda não são dotadas de um tecido industrial suficiente.
Em matéria de emprego, o sector industrial continua a ser secundário em relação a outros sectores. A totalidade da mão de obra industrial concentra-se na cidade de Laâyoune e na sua região. O Estado instaurou programas a fim de desenvolver a indústria nas outras cidades, para que cada cidade fique dotada da sua própria zona industrial.