sexta-feira, 24 de Novembro de 2017  

 Indústria

A cidade de Laâyoune dispõe de uma grande zona industrial, contrariamente às outras cidades das províncias do Sul. Isto deve-se à infra-estrutura da qual dispõe a capital do Sara. Por um lado o porto de El-Marsa oferece uma grande oportunidade  aos investidores, nomeadamente no que se refere ao transporte de mercadorias. Por outro lado o porto permitiu a criação de uma zona industrial ligada à sua actividade.

As indústrias de transformação do peixe e do fosfato são as principais actividades da zona industrial da cidade de Laâyoune. Este desenvolvimento é o resultado de uma estratégia preconizada pelo reino desde o fim dos anos 70, conforme os acordos assinados entre a wilaya de Laâyoune e o ministério da Indústria e do Comércio.

Mais de 30 unidades industriais foram criadas graças às subvenções do Estado. Trata-se principalmente das indústrias de transformação e de congelação de peixe e de cefalópodes, bem como o fabrico de gelo, conservas, pó e óleo de peixe.

A cidade de El-Marsa dispõe de 10 grandes unidades industriais. A região conseguiu atrair investidores estrangeiros e diferentes actividades se concentraram na região.

Um programa para os jovens promotores foi programado através da concessão de uma superfície de 2 hectares onde estão  situadas 62 lojas. Este programa integra-se no âmbito do encorajamento da iniciativa privada como exemplo do que é feito nas outras regiões de Marrocos.

Apesar de todos os esforços fornecidos e de todas as unidades criadas, as províncias do Sul ainda não são dotadas de um tecido industrial suficiente.

Em matéria de emprego, o sector industrial continua a ser secundário em relação a  outros sectores. A totalidade da mão de obra industrial concentra-se na cidade de Laâyoune e na sua região. O Estado instaurou programas a fim de desenvolver a indústria nas outras cidades, para que cada cidade fique dotada da sua própria zona industrial.

 

    
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2017 - Todos os direitos reservados