quinta-feira, 23 de Novembro de 2017  

 Regiões

Existem três regiões nas províncias do Sul:

1. A Região de Laâyoune-Boujdour-Sakia Al Hamra
A região de Laâyoune-Boujdour-Sakia El Hamra, ocupa a zona central das regiões sarianas, e está limitada a Norte pela região de Guelmim-Es-Semara, a Sul pela região Oued Ed-Dahab-Lagouira, a Este pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano. Estende-se numa superfície de 139.480 km2, ou seja, 19,62% da superfície nacional. Administrativamente, a região é composta pela wilaya (governo distrital) de Laâyoune e a província de Boujdour (governo civil) que agrupa 14 conselhos, dos quais 4 municípios (Laâyoune, El Marsa, Tarfaya et Boujdour).

2. A Região Oued Eddahab-Lagouira
Constituída por 2 províncias: Oued Eddahab e Aouserd, a região estende-se numa superfície de 142.865 km2 ,sofrivelmente povoada (99.367 habitantes em 2004, ou seja, uma densidade média de 0,3 habitante/km2). O crescimento médio anual da população tem sido bastante importante, e quase 30% da população desta região tem menos de 15 anos de idade. O sector terciário emprega 54% da população activa, o primário ocupa 34,5 %. 32,1% dos cidadãos desta região são  funcionários e 13,1% trabalham no comércio. A taxa de actividade regional de 42,7% é, de longe, superior à taxa média nacional (35,9%) e a taxa de pobreza é uma das mais baixas do país.

3. A Região de Guelmim-ES Semara
Limitada a Norte pela região de Souss-Massa-Drâa, a Sul pela região de Laâyoune-Boujdour-Sakia El Hamra e pela fronteira Mauritana, a Este pela fronteira Argelina, o Oceano Atlântico e a região Laâyoune-Boujdour-Sakia El Hamra a Oeste, a região de Guelmim Es-Semara estende-se numa superfície de 133.730 km2, ou seja, 18,8 1% da superfície nacional. Administrativamente, a região é constituída de cinco províncias: Guelmim, TanTan, Assa-Zag, Tata e Es-Semara, agrupando 60 conselhos dos quais 11 urbanos e 49 rurais.

    
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2017 - Todos os direitos reservados