O Monarca espanhol, informado de práticas da Polisário (Jornal La Província) 17-01-2018
O rei Felipe VI da Espanha recebeu, Segunda-feira, a presidente da Associação das Ilhas de Canária para as Vítimas do Terror (ACAVIT), Lucia Jiménez, que o informou sobre as práticas da Polisário no Saara durante a era colonial, e sobre a situação destas vítimas que não receberam nenhuma ajuda desde então. O Monarca espanhol reuniu-se com a Sra. Jiménez na margem da cerimônia de entrega do prêmio de direitos humanos Adolfo Soares, e que a Fundação Espanhola concede para as Vítimas do Terrorismo.
|
|
Os Ministros de Negócios Estrangeiros e de Interior recebem o novo Representante Especial do SG da ONU e Chefe do Minurso 15-01-2018
O ministro de Relações Exteriores e de Cooperação Internacional, Nasser Bourita, recebeu sexta-feira em Rabat, o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Saara e Chefe do Minurso, Colin Stewart. O ministro de Interior, Abdelouahed Laftit, recebeu também no mesmo dia, Sr Stewart, ele reiterou o aviso de autoridades marroquinas contra a continuação de provocações e practicas do Polisario na zona tampão e, em particular, no Guerguerat, cujas conseqüências poderiam prejudicar a paz e a segurança na região, impedendo seriamente o processo de negociações sobre o conflito do Saara.
|
|
O Manifesto da Independência, um marco na luta pela independência de Marrocos 12-01-2018
A apresentação do Manifesto da Independência, 11 de janeiro de 1944, cujo povo marroquês comemora o seu 74º aniversário, nesta Quinta-feira, constitui um marco no caminho da luta nacional; da liberdade e da independência.
|
|
O Secretário-Geral da ONU compartilha a profunda preocupação de Marrocos, diante das violações da Polisário ( Notícias Malianas) 10-01-2018
O Portal eletrônico de Informaçao do (Mali -Web) escreveu Terça-feira que o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres "compartilhou plenamente a profunda preocupação de Marrocos, diante das violações de acordos militares e das ameaças de um cessar-fogo por parte da Polisário".
|
|
Saara ... A iniciativa marroquina de autonomia é realista, viável e muito criativa (analista político chileno) 09-01-2018
O analista político chileno, Juan Carlos Moraga sublinhou que a iniciativa de autonomia marroquina é uma proposta amplamente apoiada pela Câmara dos Deputados do Chile, caracterizada como uma "proposição realista, viável e muito criativa". O Sr Moraga, Presidente do Centro de Estudos Magrebe em uma declaração para o Map. "Esta proposta é realista, viável e muito criativa, e pode ser aplicada em diferentes partes do mundo".
|
|