O Marrocos corta as relações com o Irã motivo o apoio militar de seu aliado Hezbollah, a Polisário 02-05-2018
Tem "provas e evidências concretas e precisas sobre a existência de cooperação e troca de visitas, há dois anos, por meio da embaixada do Irã na Argélia"
O Ministro de Relações Exteriores e de Cooperação Internacional, Sr. Nasser BOURITA declarou na terça-feira, primeiro de maio 2018, que o Reino de Marrocos decidiu cortar as relações com o Irã, motivo envolvimento do Hezbollah que apoia militarmente a Frente Polisário. Sr. BOURITA disse em uma reunião de imprensa com os representantes de uma série de meios de comunicação nacionais e internacionais, "Acabei de voltar de uma visita à República Islâmica do Irã, onde encontrei em Teerã o Ministro de Relações Exteriores do Irã, Sr. Jawad Darif, informando da decisão do Reino de Marrocos romper as relações diplomáticas com a República Islâmica do Irã".
|
|
O Presidente da República do Congo saudou os esforços de Marrocos para uma solução política 02-05-2018
O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso saudou os esforços de Marrocos para chegar a uma solução política negociada da disputa regional, sobre a questão do Saara, isso foi após a visita oficial de Sua Majestade o Rei Mohammed VI à República do Congo
|
|
O Conselho de Segurança chama o polisario para deixar "imediatamente" Guergarat 30-04-2018
O órgão executivo da ONU fez questão de "reconhecer a denúncia responsável do Marrocos, ligada às recentes preocupações na zona tampão"
O Conselho de Segurança da ONU declarou, sexta-feira, 27 de Abril de 2018, estar "preocupado", pela presença da Polisario em Guergarat, chamando o grupo separatista "imediatamente" para evacuar esta zona tampão.
.
|
|
O Conselho de Segurança prolonga o mandato da MINURSO por seis meses, e a proeminência da autonomia para o Saara 30-04-2018
O Conselho de Segurança da ONU prolongou, sexta-feira, 27 de Abril de 2018, o mandato da MINURSO por um prazo de seis meses até 31 de outubro de 2018, mais uma vez reconhece a proeminência da iniciativa de autonomia marroquina que visa resolver o conflito artificial em torno do conflito artificial do Saara marroquino. O Conselho de Segurança "decide de prolongar o mandato da MINURSO até 31 de outubro de 2018", lê-se no texto da resolução 2414, apresentada pelos americanos, votado por 12 votos a favor, 0 contra e 3 abstenções (Rússia, China, Etiópia).
|
|
A suposta República Saaraui "não tem representação diplomática nem embaixador" ( MRE-Colombia) 27-04-2018
O governo colombiano reiterou a sua posição sobre a questão do Sara marroquino, sublinhando que "a suposta República Saaraui" "não tem representação diplomática nem embaixador" na Colômbia. O Ministério de Relações Exteriores da Colombia reiterou, em um comunicado o fato verdadeiro por trás do publicado na terça-feira, sobre a suposta presença de uma pessoa em Bogotá, Mukhtar Albuehi Mbuerk, alegadando ser o "Embaixador saraui numa missão para a Colômbia," pois o governo colombiano tinha "congelado" há vários anos o seu reconhecimento da pretendida "República saraui" E que "esta última não tem nenhuma representação diplomática nem embaixador acreditado pelo governo colombiano".
|
|