Comunicado de Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Sarianos 30-11-2007
Por ordem de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assista, e em conformidade com as disposições do Dahir (decreto real) relativo ao Conselho Real Consultivo para os assuntos Sarianos, o Presidente do CORCAS anuncia que a segunda sessão ordinária de 2007, do CORCAS, terá lugar em Smara, em 7 e 8 Dhoul Hijja 1428H, correspondendo aos dias 17 e 18 de Dezembro de 2007, a fim de ser debatida: "a autonomia, uma solução definitiva para a concretização da reconciliação e do regresso na dignidade".
|
|
Abouayoub: Não existe outra saída para a questão do Sara senão a de uma larga autonomia 22-11-2007
O Sr. Hassan Abouayoub, embaixador itinerante de SM o Rei Mohammed VI, sublinhou que não existe outra solução para o diferendo do Sara a não ser a de uma larga autonomia proposta por Marrocos."Não vejo outra saída (a esta questão) senão a de uma larga autonomia proposta por Marrocos. "É uma muito boa solução que está sobre a mesa ", sublinhou o Sr. Abouayoub, ao exprimir-se numa conferência organizada na terça-feira à noite sob o tema "a questão do Sara: um travão à construção do Magrebe?", pelo "Movimento dos jovens do partido do Istiqlal de França" na École des Mines de Paris.
|
|
O Primeiro ministro nepalês reitera o apoio do seu país à iniciativa marroquina de autonomia 20-11-2007
O Nepal apoia a iniciativa marroquina de autonomia do Sara e saúda as realizações efectuadas pelo Reino sob a orientação iluminada de SM o Rei Mohammed VI, afirmou o Primeiro ministro nepalês, Sr. Girija Prasad Koirala.O chefe do governo nepalês, que recebeu na sexta-feira na sua residência o embaixador de Marrocos na Índia e no Nepal, Sr. Larbi Moukhariq, saudou igualmente as grandes iniciativas inovadoras lançadas pelo Soberano para a consolidação das aquisições democráticas, o desenvolvimento social e a integração do país na economia mundial.
|
|
Marrocos reafirma a sua adesão aos princípios da convenção sobre as minas antipessoais 19-11-2007
Marrocos mostrou um interesse muito forte pelos princípios nobres e os valores que presidiram a adopção da convenção de Ottawa referente à interdição das minas antipessoais.O Sr. Mohamed Maouelainin, embaixador de SM o Rei na Jordânia, que preside a delegação marroquina que participa na oitava reunião dos países partidários da convenção, que tem actualmente lugar numa estação balneária do mar morto (oeste de Amman), declarou que Marrocos "respeita de maneira voluntária as principais disposições da convenção de Ottawa e apoio os esforços realizados
|
|