Albânia reconhece a importância do Saara para Marrocos e iniciativa da autonomia para o diferendo regional” (Declaração C. ) 03-03-2025
A Albânia considera a iniciativa de autonomia marroquina ", apresentada para ONU, 2007 ; como uma base séria e confiável, capaz de resolver esta disputa regional" em torno do Saara marroquino. Esta posição objeto da declaração, em Rabat, sábado passado, feita pelo Ministro da Europa e Relações Exteriores da República da Albânia, Igli Hasni, perante o Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita. Tal declaração conjunta tem sublinhado que a Albânia reconhece a importância da questão do Saara para Marrocos, os esforços sérios e confiáveis do Reino no âmbito das Nações Unidas, capazes de levar a uma solução aceitável entre as partes.
|
|
Cazaquistão apoia integridade territorial de Marrocos e plano de autonomia 03-03-2025
O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Murat Nurtuliu declarou, sexta-feira passada em Rabat o apoio de seu país à soberania e integridade territorial do Reino, bem como ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos, 2007, ao Conselho da Segurança da ONU para pôr fim ao diferendo regional.
|
|
Ex-ministro espanhol: Plano de Autonomia é “Única Solução” da Questão do Saara Marroquino 01-03-2025
O ex-ministro da Defesa espanhol, José Bono, declarou, quinta-feira passada, que o plano de autonomia proposto pelo Marrocos, 2007 para resolver o conflito artificial sobre a integridade territorial, como a “única solução”, capaz de pôr fim definitivo a esta disputa regional. O Sr. Bouno, numa declaração à Agência de Imprensa Árabe do Magreb, à margem da Terceira Conferência Internacional para a Paz e a Segurança, realizada em Las Palmas, considerando “o plano de autonomia marroquino a única solução possível, razoável, confiável e eficaz para resolver este conflito de longa data e pôr fim ao sofrimento das pessoas que vivem em condições desumanas nos campos de Tindouf”.
|
|
Partido Revolucionário Institucional do México, “apoia a luta legítima ” e soberania marroquina sobre o Saara 01-03-2025
O Partido Revolucionário Institucional, um dos partidos políticos mais antigos do México manifesta a sua "solidariedade, à luta legítima" e soberania marroquina sobre o Saara.
|
|
Conselho participa da 58ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra 27-02-2025
O Conselho Real Consultivo para os Assuntos Safraninos faz parte da delegação oficial do Reino de Marrocos participante da 58ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, tais atividades vão se prosseguir de 24 de fevereiro a 4 de Abril.
|
|