|
Presidente do Senado belga apoia a autonomia para o saara sob a soberania do Marrocos 20-04-2026
Foi na sexta-feira, em Istambul, que o Presidente do Senado do Reino da Bélgica, Vincent Blundell, tem reiterado o apoio definitivo e inabalável do seu país à iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina, cuja " base mais adequada é séria, credível e realista", capaz de alcançar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, face a esta disputa regional do Saara marroquino. Durante conversações bilaterais com o Presidente da Câmara dos Conselheiros, Mohamed Ould Errachid, à margem da 152ª Assembleia da União Interparlamentar, o Sr. Blundell sublinhou a coerência da posição belga, e do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Maxime Prévost, a qual foi mantida durante as últimas visitas a Marrocos.
|
|
|
Equador apoia a autonomia sob soberania marroquina para o Saara marroquino, a título de disputa regional. 20-04-2026
Foi na última sexta-feira, que a República do Equador tem reiterado o seu apoio à iniciativa de autonomia proposta por Marrocos 2007, junto ao Conselho da Segurança da ONU, considerando-a a única solução séria, credível e realista, face à disputa regional em torno do Saara marroquino.
|
|
|
União Europeia apoia o plano de autonomia sob a soberania marroquina para o Saara marroquino (Sra. Callas) 17-04-2026
A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Kaja Callas, reiterou, ontem, em Rabat a nova posição da europeia sobre o Saara marroquino, cuja" autonomia plano genuíno, capaz de atender os objetivos como solução mais viável" e resolução definitiva desta disputa regional.
|
|
|
Saara marroquino: São Tomé e Príncipe apoia o Saara marroquino e Plano de Autonomia 15-04-2026
A República de São Tomé e Príncipe reiterou, ontem, terça-feira , o apoio inabalável à soberania de Marrocos sobre o Saara, e apoio ao plano de autonomia , a título da única solução para esta disputa regional. No comunicado de imprensa divulgado após as suas conversações em Rabat com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades de São Tomé e Príncipe, Elsa Maria dos Santos Amado Vaz, reiterando esta posição firme e inabalável em apoio à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o seu território, incluindo a região do Saara.
|
|
|
República do Gabão apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, e a adoção da Resolução 2797 da ONU 15-04-2026
A República do Gabão reiterou, ontem, terça-feira, o seu apoio à soberania de Marrocos sobre o Saara, e a adoção histórica da Resolução 2797, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
|
|
|