|
No Conselho de Segurança, o Reino Unido apoia o plano de autonomia marroquina para o Saara 10-11-2025
O Reino Unido, perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, reiterou o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, como a "base mais credível, viável e pragmática", capaz de levar para a uma solução definitiva, face à disputa regional em torno do Saara marroquino.
|
|
|
Comemoração do 50º aniversário da Marcha Verde, renovação do processo da soberania marroquina sobre o Saara 07-11-2025
O Alto Comissariado para Ex-Combatentes da Resistência, e Membros do Exército de Libertação tratou pela ocasião da comemoração do 50º aniversário da triunfante Marcha Verde, o processo de consolidação da soberania marroquina sobre o Saara, a iniciativa de autonomia, capítulos de um movimento pacífico e popular, rumo a recuperação do Saara marroquino, e o fortalecimento do vínculo entre os habitantes e rei, e os valores sagrados da nação, de laços históricos de lealdade entre o povo, Saara e Reis de Marrocos. Tal comunicado da Alta Comissão para o Planejamento sublinhou o imenso orgulho e profundo respeito, da atmosfera de fervoroso entusiasmo nacional, de ampla mobilização e apreço, devido a adoção da Resolução 2797 do Conselho de Segurança,
|
|
|
Resolução da ONU, 31 de Outubro 2025, decretada pelo soberano de Marrocos, como dia feriado nacional (Comunicado do Gabinete real) 05-11-2025
A Sua Majestade decide considerar, o dia 31 de outubro de cada ano, um feriado nacional sob o nome "Dia da Unidade", conforme o comunicado do gabinete Real.
Segue o comunicado do Gabinete Real:
|
|
|
Personalidades francesas saúdam a adoção do Conselho de Segurança a resolução “histórica” sobre o Saara marroquino 05-11-2025
As Personalidades francesas, proeminentes de diferentes áreas políticas, e institucionais econômicas saúdam a adoção do Conselho de Segurança da ONU desta resolução, descrita como “histórica” em favor do Saara marroquino. O senador Christian Cambon, presidente do Grupo de Amizade França-Marrocos no Senado, sublinhou que esta resolução constitui “um progresso significativo em favor de uma solução marroquina face ao conflito do Saara”. O Conselho de Segurança “ considerou que o plano de autonomia marroquina tornou-se elemento central da solução”, cuja publicação na conta “X” estabelece que “a França se mobilizou para garantir o sucesso deste plano, em prol da paz e estabilidade”.
|
|
|
No Conselho de Segurança, a França reitera,“ o presente e futuro do Saara são parte da soberania marroquina”. 05-11-2025
A França reiterou, perante o Conselho de Segurança da ONU que “o presente e o futuro do Saara são parte da soberania marroquina”, cuja iniciativa de autonomia apresentada pelo Marrocos, 2007 ao Conselho da segurança da ONU, constituindo um “claro avanço em prol da solução do diferendo sobre o saara marroquino”.
|
|
|