quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 Parlamento Centro-Americano apoia a Integridade Territorial de Marrocos (Comunicado)   29-10-2025

A recém-eleita Presidente do Parlamento Centro-Americano (PLACIN), Carla Gutiérrez, reiterou, terça-feira passada, na Cidade da Guatemala, o apoio ao saara marroquino,  ao referir a resolução da Assembleia Geral do PLACIN que respeita a integridade territorial do Reino de Marrocos e a iniciativa de autonomia, e a considera como  a única solução realista e viável, capaz de colocar um termo ao conflito artificial em torno do Saara marroquino. O comunicado da Câmara dos Conselheiros sublinhou que essa declaração veio durante uma reunião entre a Sra. Gutiérrez e membros da delegação do Parlamento marroquino no Parlamento Centro-Americano.  

  


 Governo britânico reitera apoio ao plano de autonomia para o Saara Marroquino   28-10-2025

O governo britânico reiterou, segunda-feira, o seu apoio ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos ao Conselho da segurança da ONU, 2007, a título de acabar com a disputa regional artificial, e a questão da integridade territorial. Esta declaração foi reiterada pela Ministra do Desenvolvimento britânica, Baronesa Chapman de Darlington, durante um debate na Câmara dos Lordes, junto à câmara alta do Parlamento britânico. A Sra Baronesa Chapman declarou: "Acreditamos que o plano de autonomia é a melhor solução pragmática, dada a natureza prolongada do conflito e a situação atual. cuja decisão certa tomada no sentido.

  


 Presidente do Corcas reúne-se com delegação Intergrupo Parlamentar Italiano em favor "da Iniciativa de Autonomia marroquina"   28-10-2025

O sr Khalihenna Ould Errachid, Presidente do Conselho Consultivo Real para Assuntos Saarianos, reuniu-se, segunda-feira, 27 de outubro de 2025, com uma delegação Intergrupo Parlamentar Italiano, apoiando "a Iniciativa de Autonomia para o Saara marroquino", a qual realiza um turnê pela região de trabalho junto ao sul do Reino de Marrocos.

  


 Jornal da Macedônia do Norte Destaca o Crescente Apoio Internacional ao Plano de Autonomia   27-10-2025

Num artigo recente publicado no jornal da Macedônia do Norte "MKD", sublinhando sobre o crescente apoio internacional ao plano de autonomia, proposto pelo Marrocos  como iniciativa de negociação, capaz de levar a uma solução definitiva, face a disputa regional sobre o Saara Marroquino. Tal jornal escreveu em sua edição online que, no contexto desse crescente apoio, a Iniciativa de Autonomia Marroquina, apresentada pelo Marrocos ao Conselho de Segurança da ONU,  2007, constitui "a principal base para uma solução política permanente e definitiva dessa disputa regional".

  


 Secretário-Geral da ONU denuncia violações de direitos humanos nos campos de Tindouf   27-10-2025

O último relatório do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sobre o Saara Ocidental chamou atenção sobre  a  situação alarmante dos direitos humanos nos campos de Tindouf, sudeste da Argélia. O relatório criticou as violações sistemáticas cometidas pelo grupo separatista armado Polisário, com a cumplicidade do país anfitrião, Argélia, em contradições com as regras internacionais e direitos da população civil detida, nesses campos sob pressões ao ar livre.

  

Página 10 de 932Primeiro   Anterior   5  6  7  8  9  [10]  11  12  13  14  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados