quarta-feira, 27 de Outubro de 2021  

 Actualidades

 O Secretário-Geral da ONU nomeia Staffan de Mistura, Enviado Pessoal para o Saara marroquino O porta-voz das Nações Unidas declarou que o Secretário-  07-10-2021
O porta-voz das Nações Unidas declarou que o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, nomeou o ítalo-sueco Staffan de Mistura como o seu enviado pessoal para o Saara marroquino.
  


 ACNUR: questionar a responsabilidade da Argélia sobre o sofrimento do povo detido em Tindouf   07-10-2021
O  Alto Comissariado para os Assuntos dos Refugiados tem questionado quarta-feira passada, sobre a responsabilidade geral da Argélia na continuação da situação difícil do povo  em  Tindouf, sudeste da Argélia, levantando o motivo da "detenção de quase meio século por razões políticas e ocultas". Intervindo durante a discussão geral da 72ª sessão do Comité Executivo do programa do ACNUR, a delegação marroquina chamou a atenção sobre a “situação inaceitável na qual vive os residentes dos campos de Tindouf na Argélia, sob as condições miseráveis ​​e desumanas agravadas a cada dia, sem razões  esclarecidas da detenção de quase meio século. ”cujas razões são políticas ocultas.
  


 O relatório do Secretário-Geral da ONU aponta o rol principal da Argélia para uma saída do Saara   06-10-2021
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, reiterou no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, a plena responsabilidade da Argélia no processo do Saara marroquino. Chamando-a a não fugir  de suas responsabilidades para encontrar uma saída a questão do Saara marroquino,  tendo sido lembrada 14 vezes neste relatório. O Secretário-Geral das Nações Unidas sublinhou ainda que a Argélia “tem um papel preponderante neste conflito regional e que a envolve na solução política da questão do Saara”, sem   nenhuma margem de dúvidas e com compromisso, como parte  desta questão regional, obrigada a empenhar no sentido de resolver  esta disputa em torno do Saara marroquino.
  


 O Relatório do SG da ONU reafirma o enterro do referendo para o Saara   05-10-2021
No  relatório do secretário-geral da ONU junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino,  o Antonio Guterres consagra novamente a solução política, sob os auspícios das Nações Unidas e  âmbito exclusivo das resoluções do Conselho, como a única forma para resolver esta disputa regional. Neste contexto, o Sr. Guterres expressou a sua confiança no sentido de continuar a trabalhar em prol de uma solução da questão do Saara marroquino "de acordo com as resoluções 2440, 2468, 2494 e 2548 do Conselho de Segurança".
  


 O SG da ONU confirma a presença de elementos armados da Polisario em Guergarate, novembro passado   05-10-2021
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no seu relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino, informou que os elementos armados da Polisário foram de fato presentes em Guergarate, outubro e novembro de 2020, descartando as tentativas fúteis da Polisário e da Argélia de ocultar esta realidade.
  

Página 6 de 665Primeiro   Anterior   1  2  3  4  5  [6]  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2021 - Todos os direitos reservados