domingo, 20 de Janeiro de 2019  

 Actualidades

 O Haiti saúda a iniciativa marroquina de autonomia e reitera e sua integridade territorial   14-12-2018

O ministro haitiano de Relações Exteriores e de Cultos, Bocchit Edmond saudou terça-feira em Marrakech, a iniciativa marroquina de autonomia para o Saara, o respeito da integridade territorial  e a soberania sobre as províncias do Saara. "O ministro haitiano reafirmou o respeito da República do Haiti à integridade territorial de Marrocos e sua soberania sobre o Saara marroquino", sublinhou num comunicado conjunto do Ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Nasser Bourita e sua contraparte haitiana.

 

  


 Colombia: As duas câmaras adotam uma resolução que apoia a soberania de Marrocos e a integridade territorial   13-12-2018

As duas Câmaras do Congresso colombiano aprovaram uma resolução expressando sem equívoco o seu pleno de apoio à soberania e a integridade territorial de Marrocos, denunciando ao mesmo tempo as graves violações de direitos humanos e as práticas desumanas contra as populações detidas e mantidos pelo Polisario nos campos de Tindouf. "Reiteramos o nosso pleno apoio aos esforços engajados desde 2007 pelo Reino de Marrocos em favor de uma paz justa, duradoura e mutuamente aceitável para a disputa regional do Saara, com base na Iniciativa marroquina de negociação de um estatuto de autonomia para a região do Saara, a qual tem sido qualificada  de preeminente séria, credível e realista, pelo Conselho de segurança das Nações Unidas, em suas sucessivas resoluções, bem como pela comunidade internacional ", lê-se na resolução adotada pela Câmara dos Representantes no plenário e no Senado.

  


 A Audiência Real com sr. Guteres pela ocasião da Conferência Mundial sobre a emigração   12-12-2018

O rei reiterou ao Sr. Guterres o apoio do Reino aos esforços egajados pelo SG e seu enviado pessoal para chegar a uma solução política definitiva sobre a disputa regional.

Sua Majestade o Rei Mohammed VI recebeu, terça-feira pela tarde, em Audiência no Palácio Real de Rabat, o Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. Antonio Guterres.

  


 O Parlamento Europeu extendeu os acordos comerciais entre Marrocos e a UE à região do Saara  12-12-2018

A adopção, segunda-feira, em Estrasburgo, do acordo comercial e do seu protocolo de aplicação, permitiu a extensão das preferências comerciais aos produtos da pesca e à agricultura na região do Saara, constituindo um novo passo da aproximação entre o Marrocos e a União Européia, declarou  Abderrahim Atmoun, presidente do comitê parlamentar conjunto marroquino-UE, e (CPM) lado marroquino. "Essa votação trouxe um valor a mais em termos  de relações com o Parlamento Europeu", sublinhou Atmoune num comunicado.

 

  


 A Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu pronunciou a favor da adopção do acordo de pesca entre Marrocos e a UE  11-12-2018

A Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu votou segunda-feira à noite para aprovar a adopção do acordo de pesca entre Marrocos e a União Europeia (UE).

O parecer sobre este acordo e o seu protocolo de implementação, bem como a troca de cartas que o acompanham foram votados por uma grande maioria dos membros desta comissão parlamentar, que decidiu sobre as questões orçamentais da UE. Tal votação apareceu alguns dias após a aprovação deste acordo pelo Conselho da União Europeia.

  

Página 3 de 468Primeiro   Anterior   1  2  [3]  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2019 - Todos os direitos reservados