quarta-feira, 27 de Outubro de 2021  

 Actualidades

 O Grupo dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos apoia a solução política para o Saara marroquino   21-10-2021
O Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos reiterou,  terça-feira passada, em Nova York, o seu apoio "inabalável" aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas para se chegar a uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável em torno da questão do Saara marroquino. Numa intervenção perante o Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas, em nome do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe, o representante do México junto às Nações Unidas, tem destacado:
  


 Plano de Autonomia, a “ Única Solução Viável” e Acordo final para o Saara Marroquino (Seminário Regional)   18-10-2021
Os participantes de um simpósio cujo tema “A necessidade de  recuperar-se a pós-Covid: e como alcançar uma solução em torno da questão do Saara, objeto da estabilidade e integração da África”, mantendo unanimemente o plano  de autonomia proposto por Marrocos para as suas províncias do sul, como a “única solução viável ”e definitiva da controvérsia em torno do Saara marroquino.
  


 Otimismo geral no Conselho de Segurança, após a nomeação do novo Enviado Pessoal para o Saara marroquino   18-10-2021
O Conselho de Segurança da ONU realizou durante as últimas semanas, consultas a portas fechadas sobre a questão do Saara marroquino, cujos membros do Conselho têm acolhido a instrução do Secretário-Geral Adjunto para a África, junto ao Departamento de Assuntos Políticos e Operações de Paz, Martha Bobby, bem como Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara e chefe da missão da MINURSO, Alexander Ivanko.
  


 O Conselho de Segurança mantém as consultas portas fechadas sobre o Saara marroquino   15-10-2021
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou, quarta-feira passada, consultas a portas fechadas sobre a questão do Saara marroquino.

Conforme as Fontes diplomáticas em Nova York,  foram informados os membros do Conselho de Segurança  pelo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Saara, Alexander Ivanko, bem como pela Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas para a África, Martha Bobby junto ao Departamento das Nações Unidas de Assuntos Políticos.
  


 Quarto Comité da ONU: Condenar as violações sistemáticas dos direitos humanos nos campos de Tindouf   15-10-2021
As violações sistemáticas dos direitos humanos cometidas pelos separatistas da Polisario contra a população detida nos campos de Tindouf, no sudoeste da Argélia, foram objeto de forte condenação perante o Quarto Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Sra. Karen Hardin confirmou a intervenção prioritária americana, a titulo de peticionária, condenando “o sofrimento nos campos de Tindouf, explorado pela frente separatista da Polisario, cujas pessoas sofrem nesses campos sujeitas a exploração excessiva pelos dirigentes da Polisario.
  

Página 3 de 665Primeiro   Anterior   1  2  [3]  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2021 - Todos os direitos reservados