A Comunidade da Dominica considera a iniciativa marroquina de autonomia uma "solução consensual" (Comité dos 24) 03-06-2025
Durante o seminário regional do Comité dos 24 da ONU, a Comunidade da Dominica reiterou o seu apoio "total " ao plano de autonomia para o Saara, como "solução consensual" face a esta disputa regional, em torno do Saara marroquino. Este seminário, realizado recentemente em Díli, Timor-Leste, o Embaixador Philbert Aron, Representante Permanente da Comunidade da Dominica nas Nações Unidas em Nova York, considerou a iniciativa de autonomia como consistente com o direito internacional, a Carta da ONU e as resoluções do Conselho de Segurança e a Assembleia Geral.
|
|
Presidente da Câmara dos Representantes saudou a posição do Reino Unido junto a uma delegação parlamentar britânica 03-06-2025
O contatos e comunicações, ontem segunda-feira na sede da Câmara dos Representantes de Rachid Talbi Alami, com a delegação parlamentar britânica proveniente da Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes, do Grupo Britânico na União Interparlamentar, traduzem a oportunidade que o Marrocos e Reino Unido compartilham dada posição favorável ao plano de autonomia; apresentado pelo Marrocos, 2007, a ONU; "considerado uma base mais credível, viável e pragmática para uma solução permanente deste conflito" regional; motivo da estabilidade e prosperidade no Norte de África".
|
|
Sr. Hilale denúncia parágrafo tendencioso sobre o Saara Marroquino no relatório à Assembleia Geral da ONU 03-06-2025
O Embaixador Omar Hilale, Representante Permanente do Marrocos nas Nações Unidas, dirigiu uma carta ao Presidente e membros do Conselho de Segurança denunciando a inclusão de um parágrafo tendencioso sobre o Saara Marroquino no último relatório junto à Assembleia Geral da ONU.
|
|
A posição do Reino Unido sustenta o dinamismo sob a liderança do Rei de Marrocos (Bourita) 02-06-2025
O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, sublinhou, ontem, domingo, em Rabat, que a posição do Reino Unido sobre a questão do Saara Marroquino vai ajudar numa solução definitiva da questão regional sob a liderança de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI. O sr Bourita, numa entrevista coletiva conjunta com o Ministro de Estado Britânico das Relações Exteriores, e desenvolvimento do Commonwealth, David Lammy, tem esclarecido que a posição do Reino Unido constitui um "desenvolvimento importante", para o Reino Unido a título de membro permanente do Conselho de Segurança e do Grupo de Amigos do Secretário-Geral da ONU para o Saara.
|
|
Reino Unido apoia o Plano de Autonomia marroquino para uma saída definitiva do conflito regional 02-06-2025
O Reino Unido considera "a Proposta de Autonomia, apresentada pelo Marrocos, 2007 ao Conselho da Segurança da ONU, como base mais credível, viável e pragmática, capaz de levar a solução duradoura da disputa regional", em torno do Saara Marroquino; " engajados bilateralmente, e no sentido de reforçar a esfera econômica nos níveis regional e internacional, em conformidade com essa posição, que apoia uma solução definitiva deste conflito regional".
|
|