|
Nações Unidas: Argélia tenta distorcer a resolução do Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino 26-11-2025
O Secretariado das Nações Unidas divulgou o texto oficial da histórica Resolução 2797 do Conselho de Segurança, para o Saara Marroquino, pelo qual Argélia tenta tratar, interpretar e distorcer, revelando claramente a sua responsabilidade e parte integrante deste conflito regional.
|
|
|
Parlamentares africanos promovem e fortalecem os fundamentos da governança democrática e transparência (comunicado de Laayoune) 24-11-2025
Os parlamentares africanos, envolvendo presidentes dos parlamentos e chefes de delegações parlamentares, membros da Rede de Parlamentares Africanos para a promoção e avaliação do Desenvolvimento, reiteraram, sexta-feira passada, em Laayoune a importância estratégica da avaliação parlamentar e da promoção do fortalecimento de laços de governança democrática, de transparência, de consolidação da responsabilidade e prestação de contas. No "Comunicado de Laayoune", objeto de encerramento dos trabalhos da 10ª Assembleia Geral Anual da Rede, sublinhou a importância de aprimorar a eficácia e a eficiência das políticas públicas, em consonância com a Agenda 2063 da União Africana, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de 2030 e das firmes aspirações africanas, em termos de integração regional avançada e desenvolvimento de uma inteligência coletiva compartilhada.
|
|
|
Níger saúda a adoção do Conselho de Segurança a Resolução 2797, e o plano de autonomia marroquino. 24-11-2025
O Níger saudou a adoção do Conselho de Segurança das Nações Unidas, 31 de outubro 2025, a Resolução 2797, endossando, no âmbito da soberania marroquina, o plano de autonomia apresentado por Marrocos 2007 ao conselho de Segurança da ONU, como uma base séria, credível, viável e duradoura, capaz de levar a uma solução política, contra a disputa regional em torno do Saara marroquino.
|
|
|
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Gana saúda a adoção da Resolução 2797 do Conselho de Segurança 21-11-2025
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Gana, Sr. Samuel Okudzieto Ablakwa saudou, ontem, quinta feira, em Rabat, a adoção da Resolução sobre o Saara marroquino, 2797 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na margem das conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, e na Conferência Ministerial Africana sobre o Desarmamento, a Desmobilização e a Reintegração de Crianças Soldado, mantidas na capital do Reino, nos dias 21 e 22 de novembro, o Sr. Okudzito Ablakwa saudou a adoção do Conselho de Segurança da ONU, a Resolução 2797 sobre a questão do Saara, 31 de outubro de 2015, através da qual se possa alcançar uma solução definitiva de acordo com parâmetros claros e um calendário específico.
|
|
|
Serra Leoa apoia o plano de integridade territorial e autonomia marroquina 21-11-2025
A República de Serra Leoa reiterou o seu apoio à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o seu território, incluindo a região do Saara marroquino, na margem de uma reunião em Rabat, quinta-feira passada, ocasião pela qual foi saudado a decisão da ONU, da adoção histórica da Resolução 2797 do Conselho de Segurança da ONU.
|
|
|