sábado, 2 de Maio de 2026  

 Actualidades

 Diplomatas africanos, acompanhamento do dinamismo do desenvolvimento de Dakhla-Oued Eddahab   22-04-2026

A delegação de diplomatas representando países africanos de língua inglesa reuniu-se, segunda-feira passada, em Dakhla no sentido de acompanhar  de perto o dinamismo e desenvolvimento que conhece a região de Dakhla-Oued Eddahab em vários setores estratégicos. Este encontro, presidido pelo Secretário-Geral da região de Dakhla-Oued Eddahab, Abdelrazak El Kourji, e do Diretor-Geral do Centro Regional de Investimentos de Dakhla-Oued Eddahab, veio no contexto do "Curso Internacional de Formação da Diplomacia" dos países africanos e de língua inglesa. No discurso, o Sr. El Kourji apresentou a Dakhla, a visão do Marrocos profundamente enraizado no contexto africano, comprometido com a cooperação Sul-Sul , a solidariedade, desenvolvimento compartilhado e integração regional.

 

  


 Presidente do Senado belga apoia a autonomia para o saara sob a soberania do Marrocos   20-04-2026

Foi na sexta-feira, em Istambul, que o Presidente do Senado do Reino da Bélgica, Vincent Blundell, tem reiterado o apoio definitivo e inabalável do seu país à iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina, cuja " base mais adequada é séria, credível e realista", capaz de alcançar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, face a esta disputa regional do Saara marroquino. Durante conversações bilaterais com o Presidente da Câmara dos Conselheiros, Mohamed Ould Errachid, à margem da 152ª Assembleia da União Interparlamentar, o Sr. Blundell sublinhou a coerência da posição belga,  e do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Maxime Prévost, a qual foi mantida durante as últimas visitas a Marrocos.

  


 Equador apoia a autonomia sob soberania marroquina para o Saara marroquino, a título de disputa regional.   20-04-2026

Foi na última sexta-feira, que a República do Equador tem reiterado o seu apoio à iniciativa de autonomia proposta por Marrocos 2007, junto ao Conselho da Segurança da ONU, considerando-a a única solução séria, credível e realista, face à disputa regional em torno do Saara marroquino.

  


 União Europeia apoia o plano de autonomia sob a soberania marroquina para o Saara marroquino (Sra. Callas)   17-04-2026

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Kaja Callas, reiterou, ontem, em Rabat a nova posição da europeia sobre o Saara marroquino, cuja" autonomia  plano genuíno,  capaz de atender os objetivos como solução mais viável" e resolução definitiva desta disputa regional.

  


 Saara marroquino: São Tomé e Príncipe apoia o Saara marroquino e Plano de Autonomia   15-04-2026

A República de São Tomé e Príncipe reiterou, ontem,  terça-feira , o apoio inabalável à soberania de Marrocos sobre o Saara, e  apoio ao plano de autonomia , a título da única solução para esta disputa regional. No comunicado de imprensa divulgado após as suas conversações em Rabat com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades de São Tomé e Príncipe, Elsa Maria dos Santos Amado Vaz, reiterando esta posição firme e inabalável em apoio à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o seu território, incluindo a região do Saara.

  

Página 3 de 945Primeiro   Anterior   1  2  [3]  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados