terça-feira, 1 de Julho de 2025  

 Actualidades

 Panamá apoia o plano de autonomia, única solução da disputa regional sobre o Saara Marroquino  17-06-2025

A República do Panamá, membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, considera a Iniciativa de Autonomia como a "base mais séria, crível e realista, capaz de levar a uma saída  da disputa regional" em torno do Saara Marroquino.

  


 Plano de autonomia, "único caminho" para a questão do Saara Marroquino (think tank espanhol)   16-06-2025

O Instituto Espanhol de Governança e Economia Aplicada considera o plano de autonomia marroquino representado pelo Marrocos, 2007 para o conselho de segurança da ONU, o "único caminho realista" para alcançar uma solução definitiva face ao conflito em torno do Saara Marroquino. Em uma análise  sob o título  "Rumo ao Fim do Conflito do Saara", o think tank considerou  o reconhecimento do plano marroquino por potências globais e influentes, Estados Unidos, em particular, confirmando a soberania do Marrocos sobre suas províncias do sul uma "virada diplomática decisiva" passo para a resolução desta disputa regional.

  


 Sr. Bourita mantem-se com o Presidente do Grupo de Amizade França-Marrocos e Senado Francês   16-06-2025

O Presidente do Grupo de Amizade França-Marrocos no Senado Francês saúda a posição da França e soberania do Reino sobre suas províncias do sul.

O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, reúne-se, última quinta-feira em Rabat com o Presidente do Grupo de Amizade França-Marrocos do Senado Francês, Christian Cambon, realizando uma visita de trabalho ao Reino à frente de uma importante delegação.

  


 Conselho de Cooperação do Golfo apoia Posições Firmes em favor do Saara Marroquino (Comité 24) Num comunicado perante a sessão ordinária do Comité   13-06-2025

Num comunicado perante a sessão ordinária do Comité 24 das Nações Unidas, em Nova Iorque, os países do Conselho de Cooperação do Golfo reiteraram as posições firmes em favor do Saara Marroquino e da integridade territorial do Reino. Neste comunicado, lida pelo representante do Estado do Kuwait, em nome dos Emirados Árabes Unidos, do Reino do Bahrein, do Reino da Arábia Saudita, do Sultanato de Omã e do Estado do Catar, na margem desta sessão de 9 a 20 de junho, onde os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG)....

  


 Fórum de Cooperação China-África: Marrocos e suas raízes africanas e afastamento da entidade separatista   13-06-2025

O Fórum de Cooperação China-África, aberto 11 de junho em Changsha, capital da província chinesa de Hunan, realizado na margem da Quarta Exposição Econômica e Comercial China-África, durante o qual foi reiterado de forma clara e inequívoca o afastamento da pretendida,"República Árabe Saharaui Democrática", sem nenhuma legitimidade nem espaço nos mecanismos de cooperação China-África.

  

Página 5 de 899Primeiro   Anterior   1  2  3  4  [5]  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2025 - Todos os direitos reservados