Marrocos denuncia a intransigência da Argélia, refém do processo político e estabilidade regional (Comitê 24) 12-06-2025
O Marrocos, perante o Comitê 24 da ONU, denunciou a intransigência da Argélia, refém do processo político relativo ao Saara Marroquino e à estabilidade regional.
|
|
Destaque do Plano de Autonomia para o Saara Marroquino em Barcelona 10-06-2025
Na última quinta-feira, em Barcelon na margem da mesa redonda que foi o destaque do plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos, 2007 ao Conselho da Segurança da ONU, a título de solução definitiva do conflito artificial regional em torno do Saara Marroquino; reunindo diplomatas, parlamentares, acadêmicos e estudantes marroquinos e estrangeiros. Este encontro foi organizado pelo Conselho da Juventude Marroquina para a Diplomacia e Relações Internacionais, em parceria com a Universidade de Barcelona e o Consulado Geral do Reino na capital catalã, como parte dos esforços paralelos de diplomacia para defender as principais questões nacionais.
|
|
A República de Gana apoia a autonomia marroquino, única base realista e duradoura para o Saara marroquino 06-06-2025
A República de Gana sublinhou que o plano de autonomia, apresentado pelo Reino 2007 ao Conselho de Segurança da ONU, constitui a única base realista e duradoura de uma solução mutuamente aceitável, em torno da questão do Saara marroquino.
|
|
Imprensa britânica notícia o apoio ao plano de autonomia do Marrocos para Saara 05-06-2025
Os principais jornais britânicos destacaram na última segunda-feira sobre a importante decisão do governo britânico, que apoia o plano de autonomia do Marrocos, capaz de resolver a disputa regional em torno do Saara marroquino e da integridade territorial. O Financial Times, jornal conhecido nos círculos econômicos, considerou a decisão do Reino Unido como uma "grande mudança diplomática"; ao apoiar o plano marroquino de autonomia para o saara, conforme o Secretário de Relações Exteriores britânico, David Lammy, domingo passado, lembrado do plano marroquino, apresentado a ONU 2007, como uma " base mais confiável, viável e pragmática contra este diferendo regional".
|
|
Serra Leoa denuncia a deturpação do relatório do Conselho de Segurança sobre o saara 05-06-2025
Na carta dirigida ao Presidente e membros do Conselho de Segurança da ONU, o Embaixador Michael Imran Kanu, Representante Permanente de Serra Leoa nas Nações Unidas, denunciou a distorção sobre o Saara Marroquino, num parágrafo contido no último relatório do Conselho da segurança da Assembleia Geral, lamentando tal deturpação sobre o dossiê do Saara marroquino.
|
|