quinta-feira, 19 de Março de 2026  

 Actualidades

 Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), comprometida com a implementação de projetos de desenvolvimento das províncias do sul do Reino (Rémy Rioux)  19-01-2026

O Diretor-Geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Rémy Rioux, reiterou quinta-feira passada, em Rabat, o compromisso da agência para com as promessas, durante a  visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, a Marrocos, outubro de 2024, referente aos  projetos de desenvolvimento das províncias do sul do Reino.

  


 Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais mantém-se com o Comandante da Missão da ONU das Províncias do Sul  16-01-2026

Foi no quadro das reuniões regulares entre as Forças Armadas Reais e a Missão das Nações Unidas nas Províncias do Sul, que o Tenente-General Mohamed Berrid, Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais e Comandante da Zona Sul, tem recebido, ontem, quinta feira o Tenente-General Fakhr El Ahsan, Comandante da Missão da ONU, no quartel-general do Estado-Maior das Forças Armadas Reais na Zona Sul de Agadir. O comunicado do Estado-Maior das Forças Armadas Reais declarou pela ocasião que, durante esta reunião, sendo uma oportunidade para ambas partes, discutir das atividades da missão, dos níveis excepcionais alcançados na coordenação operacional e segurança, em termos da desminagem e  apoio logístico.

Notícias sobre o saara ocidental/Corcas
  


 Suriname apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, e adoção da Resolução 2797 do Conselho de Segurança  16-01-2026

A República do Suriname reiterou, ontem, quinta-feira o seu “apoio inabalável à integridade territorial de Marrocos, a soberania do Marrocos sobre todo o seu território nacional, e da região do Saara ocidental”, considerando“o plano de autonomia marroquino a única base credível, séria e realista para acabar com o diferendo em torno do saara marroquino”.

  


 Bahrein apoia a soberania marroquina sobre o Saara e iniciativa de autonomia   15-01-2026

O Reino do Bahrein reiterou o seu apoio à soberania marroquina sobre o Saara e a iniciativa de autonomia, a título de solução realista e viável para este diferendo regional em torno do Saara marroquino.

  


 Senegal , em favor da questão do Saara Marroquino e da Iniciativa Real de Atlântica (Presidente da Assembleia Nacional)   12-01-2026

O Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Exterior, Sr. Nasser Bourita, recebeu, sexta-feira passada, em Rabat, o Presidente da Assembleia Nacional da República do Senegal, Sr. Malik Ndiaye. Numa declaração junto à imprensa após as conversas com o Sr. Bourita, o representante senegalês reafirmou o compromisso de seu país em apoiar a Iniciativa Real da África pelo Atlântico, base para fortalecer a segurança, a estabilidade e a prosperidade compartilhada na região. A este respeito, o Presidente da Assembleia Nacional do Senegal sublinhou que a instituição parlamentar trabalha no sentido de realizar uma segunda sessão em Dakar, abril ou maio, para dar início à implementação prática desta importante iniciativa, abrangendo 28 países banhados pelo Oceano Atlântico.

  

Página 6 de 939Primeiro   Anterior   1  2  3  4  5  [6]  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados