|
Diplomatas europeus, diante da dinâmica do desenvolvimento da região de Dakhla-Oued Eddahab 11-05-2026
A delegação de diplomatas representando países europeus, realizou uma visita a Dakhla, quinta-feira passada, cujo objetivo é tomar nota da dinâmica do desenvolvimento em curso na região de Dakhla-Oued Eddahab em muitos setores estratégicos.
|
|
|
Dakhla-Oued Eddahab: Delegação do Suriname e as oportunidades de cooperação e investimento 11-05-2026
Uma delegação de alto nível da República do Suriname realizou uma visita a Dakhla, sexta-feira passada, visando oportunidades de investimento na região de Dakhla-Oued Eddahab, discutindo as perspectivas de cooperação econômica e comercial com o Reino de Marrocos.
Esta visita faz parte da Semana de Promoção Econômica do Suriname em Marrocos, de 4 a 10 de maio, apresentando o potencial econômico deste país sul-americano em diversos setores, e meios de desenvolvimento de parcerias mutuamente benéficas com os atores econômicos marroquinos.
|
|
|
Saara Marroquino: Japão apoia autonomia sob soberania marroquina, e nos níveis diplomáticos e econômicos 08-05-2026
O Japão saudou nesta sexta-feira a adoção da Resolução 2797 do Conselho de Segurança da ONU, 31 de outubro de 2025, considerando “a autonomia genuína sob a soberania marroquina, uma solução definitiva, e viável do diferendo regional”, cujo apoio dessa posição é nos âmbitos diplomático e econômico. Tal posição foi expressa no comunicado conjunto assinado pelo Ministro das Relações Exteriores, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Exterior, Nasser Bourita, e de seu homólogo japonês, Motegi Toshimitsu, durante uma videoconferência objeto da comemoração do 70º aniversário de relações diplomáticas entre o Reino de Marrocos e Japão.
|
|
|
Zâmbia apoia a integridade territorial de Marrocos, e consagra a Resolução 2797 da ONU sobre o Saara ocidental 08-05-2026
A República da Zâmbia reiterou, quinta-feira passada, o apoio firme e inabalável em favor da integridade territorial do Reino de Marrocos e soberania marroquina sobre o Saara.
A Zâmbia saudou a este efeito a adoção histórica desta Resolução 2797, de 31 de outubro 2025, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, consagrada, no âmbito da soberania marroquina, cujo plano de autonomia apresentado pelo Reino de Marrocos, 2007 ao Conselho da segurança da ONU, é a única base séria, credível e duradoura, capaz de alcançar uma solução política; face ao conflito artificial sobre o Saara ocidental marroquino.
|
|
|
Montpellier: Oportunidades de investimento nas províncias do sul 04-05-2026
Foi na última quarta-feira pela tarde, em Montpellier, França, que as promissoras oportunidades econômicas das províncias do sul do Reino foram destacadas durante um fórum, organizado pelo Consulado Geral de Marrocos nesta cidade, contando com a participação de representantes econômicos marroquinos e franceses, e muitas autoridades eleitas e outras militares e civis. Este evento, organizado em parceria com a região francesa da Occitânia sob o tema "Reino de Marrocos: Terra de Oportunidades e Diversidade", dada visão abrangente dos desenvolvimentos em curso no Saara marroquino, e os setores de alto potencialidade e crescimento.
|
|
|