sexta-feira, 9 de Outubro de 2026  

 Actualidades

 Intervenientes da quarta comissão da ONU; condenar manipulação das crianças saharauis nos campos de tindouf   09-10-2026

Todos os  oradores da 4 comissao da ONU sublinharam sobre a necessidade de um censo da população dos campos de Tindouf; face ao desvio de ajuda humanitária, prática ilegal nesses campos, aos atos documentados por inúmeros órgãos oficiais e ONGs internacionais.

A este respeito, a deputada peruana Martha Chávez Casillo questionou sobre: "Como podemos garantir a ajuda humanitária chegar efetivamente a quem necessita quando o país anfitrião continua a recusar-se o censo da população dos campos de Tindouf?"

 

  


 Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque; destacar o Desenvolvimento das Províncias do Sul   09-10-2026

Diversos oradores perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque destacaram o impulso do desenvolvimento nas províncias do sul do Reino, através de investimentos, importantes projetos de infraestrutura, rodoviárias, portuárias e aeroportuárias, numa visão internacional.

  


 Conivência da Frente Polisário, grupos terroristas no Sahel, desvendado na ONU   08-10-2026

Foi na quarta-feira passada, que diferentes oradores; perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU denunciaram a conivência, existente entre o movimento separatista Polisário e grupos terroristas; atuantes na região do Sahel e Saara, alertando sobre os crescentes riscos da estabilidade e segurança regional. Perante a Comissão; Souleymane Sategui Sidibe, presidente do Instituto Sahel de Pesquisa e de Análise para a Transformação de Conflitos, considera a questão dos vínculos entre as milícias da Polisário e grupos extremistas, algo que chama atenção dos Estados Unidos da "mudança qualitativa" da comunidade internacional ; enxergando as milícias da Polisário, suas "atividades terroristas; o que não se possam mais esconder".

  


 Quarta Comissão da ONU: intervenientes apoiam o plano de autonomia do Marrocos para o Saara, e a Resolução 2797   07-10-2026

 Diferentes discursantes  na sede das Nações Unidas saudaram, terça-feira passada, o plano de autonomia do Marrocos para o Saara, e o Conselho de Segurança; mantendo a iniciativa de autonomia marroquina, consagrando a Resolução 2797 do Conselho da segurança da ONU, como processo político; capaz de levar a uma saída definitiva do diferendo regional.

  


 El Salvador saúda Esforços de Marrocos; e a Solução Pragmática e Realista; ao encontro da Disputa do Saara Ocidental   05-10-2026

 Foi na sexta-feira passada, em Nova Iorque, que El Salvador tem reiterado o seu apoio aos esforços de Marrocos para alcançar uma "solução realista, política, pragmática e duradoura face à disputa regional" do Saara Ocidental. Na declaração perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o representante salvadorenho enfatizou a iniciativa de autonomia marroquina; como  "elemento-chave" para os esforços da ONU; visando a  resolver essa disputa.

  

Página 1 de 966Primeiro   Anterior   [1]  2  3  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas |  Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados