quinta-feira, 2 de Abril de 2026  

 Actualidades

 Genebra: Intervenção da Sra. Saadani Maoualainin no Conselho de Direitos Humanos da ONU   01-04-2026

“Medidas cabíveis devem ser tomadas para proteger as mulheres em zonas de conflito”

Foi em Genebra, durante a 43ª sessão plenária do debate geral da 61ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, 24 de Março de 2026, que a Sra. Saadani Maouelainin, membro do Conselho Real de Assessoria para Assuntos do Saara (CORCAS) e da ONG OCAPROCE Internacional, saudou a adoção de medidas concretas pelo Conselho da ONU para proteger as mulheres, e as suportar em zonas de conflito.

  


 Costa Rica apoia o plano de autonomia sob a soberania marroquino   30-03-2026

A República da Costa Rica reitera o apoio, sexta-feira passada  a iniciativa de autonomia, apresentada pelo Marrocos, 2007, ao Conselho de Segurança da ONU, como" base apropriada, séria, credível e realista, capaz de levar a uma solução política", sob " a soberania marroquina, e colocar um termo definitivo" à disputa regional do Saara marroquino.

  


 República Checa apoia a autonomia sob a soberania marroquina   27-03-2026

A República Checa  apoia o plano de autonomia, a título de solução viável, contro o conflito regional do Saara ocidental, em conformidade com as resoluções do Conselho da Segurança da ONU.

A República Checa tem declarado, quinta-feira passada, sobre "o plano de autonomia, como saída viável para o diferendo regional, sob a soberania marroquina, " e de acordo com  as resoluções do Conselho da Segurança da ONU.

  


 Comissariado dos Assuntos de Refugiados (ACNUR): Marrocos chama para uma mudança dos Refugiados na Região do Médio Oriente e Norte de África   25-03-2026

As resoluções do Conselho de Segurança sobre o Saara marroquino apontam a "necessidade do censo da população dos campos de Tindouf", "uma medida essencial para a proteção e garantia da transparência do trabalho humanitário", longe de qualquer "  exploração e manipulação política dos refugiados".

  


 Dakhla: reuniões da rede dos eleitos autoridades locais, jovens da África   19-03-2026

A cidade de Dakhla acolhe, durante dois dias, os encontros da Rede de Jovens Eleitos Locais da África (YELO), afiliada à Cidades e Governos Locais da União Africana (CGLU África), contando com a participação  de representantes de municípios e cidades africanas, dos jovens eleitos de cerca de vinte países africanos. Numa palavra pela abertura do encontro, durante este encontro, cujos trabalhos iniciaram, terça-feira passada, na sede do Conselho Municipal de Dakhla, o sr Raghib Hormatallah, Presidente do Conselho Municipal de Dakhla declarou que esta cidade, acolhedora do encontro de jovens eleitos de toda a África, constitui um verdadeiro espaço de diálogo africano, e ponte de comunicação e cooperação entre os povos do continente.

  

Página 1 de 940Primeiro   Anterior   [1]  2  3  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados