segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026  

 Actualidades

 Dakhla e Nice, cidades engajadas na parceria de geminação   19-01-2026

O presidente da Câmara Municipal de Dakhla, Raghib Hormatallah, e o prefeito de Nice, Christian Estrosi, assinaram, sábado passado, uma carta de intenções e acordo de geminação entre as duas cidades, cujo objetivo compartilhar valores e aprofundar  parcerias. A assinatura deste documento foi na presença do Cônsul Geral de Marrocos em Marselha, Sr. Mohamed Hamouli, abrindo novos horizontes do fortalecimento de áreas prioritárias de cooperação, de turismo, de energia verde e intercâmbio de conhecimento.

  


 Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), comprometida com a implementação de projetos de desenvolvimento das províncias do sul do Reino (Rémy Rioux)  19-01-2026

O Diretor-Geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Rémy Rioux, reiterou quinta-feira passada, em Rabat, o compromisso da agência para com as promessas, durante a  visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, a Marrocos, outubro de 2024, referente aos  projetos de desenvolvimento das províncias do sul do Reino.

  


 Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais mantém-se com o Comandante da Missão da ONU das Províncias do Sul  16-01-2026

Foi no quadro das reuniões regulares entre as Forças Armadas Reais e a Missão das Nações Unidas nas Províncias do Sul, que o Tenente-General Mohamed Berrid, Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais e Comandante da Zona Sul, tem recebido, ontem, quinta feira o Tenente-General Fakhr El Ahsan, Comandante da Missão da ONU, no quartel-general do Estado-Maior das Forças Armadas Reais na Zona Sul de Agadir. O comunicado do Estado-Maior das Forças Armadas Reais declarou pela ocasião que, durante esta reunião, sendo uma oportunidade para ambas partes, discutir das atividades da missão, dos níveis excepcionais alcançados na coordenação operacional e segurança, em termos da desminagem e  apoio logístico.

Notícias sobre o saara ocidental/Corcas
  


 Suriname apoia a soberania de Marrocos sobre o Saara, e adoção da Resolução 2797 do Conselho de Segurança  16-01-2026

A República do Suriname reiterou, ontem, quinta-feira o seu “apoio inabalável à integridade territorial de Marrocos, a soberania do Marrocos sobre todo o seu território nacional, e da região do Saara ocidental”, considerando“o plano de autonomia marroquino a única base credível, séria e realista para acabar com o diferendo em torno do saara marroquino”.

  


 Bahrein apoia a soberania marroquina sobre o Saara e iniciativa de autonomia   15-01-2026

O Reino do Bahrein reiterou o seu apoio à soberania marroquina sobre o Saara e a iniciativa de autonomia, a título de solução realista e viável para este diferendo regional em torno do Saara marroquino.

  

Página 1 de 934Primeiro   Anterior   [1]  2  3  4  5  6  7  8  9  10  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados